CBDL se pronuncia a respeito da decisão da ANS em incluir o teste sorológico como obrigatório aos planos de saúde

O teste de sorologia para a detecção da Covid-19 foi incluído como procedimento obrigatório às operadoras de saúde, determinou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Até a decisão, estes exames estavam garantidos como cobertura provisória. No entanto, quem tiver um plano de saúde e quiser realizar o teste sorológico deve apresentar o pedido médico a partir do oitavo dia de sintomas.

A ANS decidiu pela obrigatoriedade tendo como base a análise técnica das evidências científicas, e depois de promover um debate amplo com o setor regulado e a sociedade.

No entanto, a Fenasaúde, federação que representa as operadoras de saúde, foi contra a medida defendendo que estes testes apresentam altos índices de resultados falsos.

Diz a nota da Fenasaúde: “a decisão da ANS desconsidera argumentos técnicos expostos por especialistas das mais diversas origens, manifestados, por exemplo, na audiência pública virtual promovida pela própria agência no fim de julho. Naquela ocasião, foi demonstrada a baixíssima acurácia de tais testes nas primeiras semanas desde o início da manifestação dos sintomas da doença”.

De acordo com o presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, a decisão da ANS vem como uma medida acertada para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. “Considerando que o RT PCR já estava previsto (e que detecta nos primeiros sete a oito dias de sintomas da infecção), agora temos também a cobertura dos testes sorológicos que verificam a resposta imunológica (produção de anticorpos) à presença do vírus a partir do oitavo dia”, defende o dirigente.

Gouvêa ainda ressalta que os testes sorológicos, além do teste padrão ouro, são instrumentos bem adequados e que trarão informações muito importantes para os indivíduos. “Garantem acesso às terapias e cuidados adequados, no tempo certo, além de trazerem informações epidemiológicas essenciais para a tomada de decisões em termos de saúde pública. E tudo baseados em testes com comprovada eficácia, como tem demonstrado o Programa de Avaliação de Testes para Coronavírus das Sociedades Científicas do setor (www.testecovid19.org ). (Com informações do Valor Investe – 14.08.20)

Anterio

Próximo