Acaba de chegar no Brasil, o primeiro teste sorológico para COVID-19 com detecção semiquantitativa a obter autorização emergencial do FDA. Trata-se do COV2G da Siemens Healthineers, empresa associada à CBDL.

Com 100% de sensibilidade e 99,9% de especificidade, o exame fornece um resultado numérico em índice positivo ou negativo para anticorpos IgG, o que define se um indivíduo teve exposição prévia ao novo coronavírus. O ensaio já recebeu registro da Anvisa.

Um resultado semiquantitativo, que mensura os níveis de anticorpos IgG por valor numérico,  permite que os profissionais de saúde interpretem minuciosamente as amostras de sangue.

Nos pacientes que são contaminados pelo vírus, desenvolvem-se anticorpos específicos que se desenvolvem em diferentes estágios da infecção.

Estes testes de anticorpos são importantes como complemento dos testes de PCR na avaliação clínica, além de ajudar a determinar a exposição prévia ao vírus, e ainda, identificar os doadores de plasma convalescente e servir de auxílio para pesquisas epidemiológicas e verificação de vacinas.

O teste de anticorpos COV2G está disponível em base instalada de analisadores, incluindo as soluções Atellica Solution e ADVIA Centaur XP e XPT. (Com informações da Laes & Haes – 12.08.20)