Anvisa presta contas de testes regularizados para dengue, zika e chikungunya

A Anvisa divulgou nesta terça-feira, 19 de janeiro, um balanço dos testes para dengue, zika e chikungunya regularizados pela agência.

 

Atualmente, existem 77 registros válidos de produtos para diagnóstico in vitro da Dengue com metodologias diversas, incluindo enzimaimunoensaios e testes rápidos imunocromatográficos. Já em relação à Chikungunya, existem nove produtos registrados para determinação de anticorpos da Chikungunya por imunofluorescência, enzimaimunoensaios e testes rápidos imunocromatográficos.

 

Existem quatro produtos registrados com a finalidade de identificar a Dengue e Chikungunya de forma combinada, sendo que apenas um identifica simultaneamente os anticorpos IgG e IgM e antígeno NS1 da Dengue. O IgG (Imunoglobulina G) e IgM (Imunoglobulina M) são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor, a diferença entre eles é que o IgM  é produzido na fase aguda da infecção, enquanto que o IgG se mantém alterado em infecções mais antigas.

 

Há, ainda, dois pedidos de registro, sendo um para detecção do vírus da Dengue  e o outro do vírus Chikungunya, que foram recebidos pela área técnica competente, analisados em prioridade e aguardam cumprimento de exigências por parte das empresas solicitantes.

 

Sobre a detecção do vírus Zika, seja de forma isolada ou combinada com outra patologia, não há, no momento, qualquer produto registrado na Anvisa. Porém, há três pedidos de registro de produtos que aguardam cumprimento de exigências por parte das empresas solicitantes para conclusão da análise. Entre elas, estão complementações de informações e de estudos, como estabilidade e caracterização de amostras verdadeiro positivas.

 

Vale ressaltar ainda, que todos os processos novos de produtos para diagnóstico de Dengue, Chikungunya e Zika foram tratados em prioridade pela Agência, não existindo nenhum processo pendente de análise técnica.

 

 

(Com informações do portal Labnetwork – 19.1.16)

Anterio

Próximo