Entidades de saúde e Anvisa se reúnem para discutir ações para o enfrentamento de emergências sanitárias

A Anvisa realizou, em 1º de junho, em Brasília (DF), o II Seminário – Comissão Técnica de Crises em Saúde (CTCS) em gestão, preparação e resposta a crises e emergências em saúde.

Essa comissão técnica foi constituída recentemente para consolidar o legado das experiências vividas e lições aprendidas decorrentes do enfrentamento da pandemia do Covid 19 e da ameaça da Monkeypox. Para a Anvisa, as importantes iniciativas adotadas durante a pandemia deverão ser transformadas em ferramentas da política regulatória.

Buscando promover uma ação integrada e articulada para nortear políticas regulatórias necessárias para reduzir os riscos de desabastecimento, a Agência chamou os diversos atores da cadeia de distribuição de produtos sujeitos à vigilância sanitária para conhecer a visão dessas entidades com relação ao Risco de Emergências e Desabastecimento. Além da CBDL, participaram do encontro: ABRAIDI, ABIMED ABIMO, Sindusfarma, Pró-Genéricos, ABRAFARMA, Pró-genéricos, ABIQUIFI, ABIFINA, ALANAC, entre outras.  

No evento foram tratados temas críticos relacionados à logística e aos aspectos regulatórios que impactam a importação de produtos regulados que apresentam grande impacto no abastecimento do mercado em situações de crises. A CBDL ressaltou a importância da vigilância epidemiológica como ferramenta para a rápida identificação de situações de risco em saúde.

“Uma emergência em saúde pública se caracteriza pela necessidade de emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos de danos e agravos à saúde pública”, comenta a farmacêutica e diretora técnica da CBDL, Josely Chiarella. (Com informações da CBDL – 06.06.23)

Anterio

Próximo