Thermo Fisher e hub de inovação do Hospital Albert Einstein realizam evento inédito e gratuito sobre inovações para pesquisa e tratamento de câncer

A Thermo Fisher Scientific, líder mundial na área de Ciência e Biotecnologia e associada à CBDL, e a Eretz.bio, hub de inovação do Hospital Albert Einstein, uma das principais referências em saúde da América Latina, realizam no dia 23 de março, das 9h às 18h, um evento inédito e gratuito para discutir inovações na pesquisa e tratamento do câncer. O evento contará com pesquisadores, empreendedores, executivos renomados e startups que atuam na vanguarda do desenvolvimento de soluções para oncologia.

Denominado “The Future of Cancer Research” (o futuro da pesquisa do câncer, na tradução livre), o evento abordará novas tecnologias e tendências, como mapeamento genético, terapias celulares, imuno-oncologia e outras soluções da área de Biotecnologia que têm contribuído para um olhar inovador para o tratamento e bem-estar de pacientes com câncer. 

Uma delas é a terapia com células CAR-T, que são células modificadas do sistema imune para reconhecer e atacar células tumorais. Ela tem sido exitosa para casos de câncer do sangue, linfomas e leucemia, e avançam as pesquisas sobre sua eficácia para tumores sólidos, até o momento tratados com cirurgias, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, a depender do estágio da doença e indicação médica. No último mês, por exemplo, um estudo feito com camundongos na Suécia pelo Instituto Karolinska, publicado no Journal for ImmunoTherapy of Cancer, mostrou seu potencial para casos de câncer de ovário.

Selma Cavalli, diretora da divisão de Biociências da Thermo Fisher na América Latina, destaca a dedicação da empresa para desenvolver soluções voltadas ao aprimoramento da terapia celular. “Nossas tecnologias ajudam a impulsionar a pesquisa e a transferência de tecnologia para produção de novas soluções terapêuticas”, afirma.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra anualmente cerca de 700 mil novos casos de câncer e, aproximadamente, 200 mil mortes pela doença. De modo geral, o êxito terapêutico e a sobrevida estão associados especialmente ao estágio de detecção da doença, origem do tumor e quadro geral do paciente. Por isso, impulsionar o conhecimento e desenvolvimento técnico-científico é uma das premissas dos organizadores do evento. 

Além de executivos e especialistas da multinacional, também participarão da agenda representantes da Eretz.bio e Albert Einstein, bem como fundadores e gestores das empresas ImunoTera, Celluris, Wecare Skin e Mirscience Therapeutics. As quatro são startups em incubação pelo Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia, lançado em julho de 2022. 

O evento acontece presencialmente no Auditório Camila Bueno, do novo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman, localizado no bairro do Morumbi, zona Sul de São Paulo. (Com informações da Loures Assessoria – 22.03.23)

Anterio

Próximo