Teste preliminar online e gratuito indica fatores de riscos para a saúde renal

Uma doença que evolui silenciosamente e, na maior parte dos casos, só apresenta sintomas em estágio avançado. Assim é a Doença Renal Crônica (DRC), enfermidade que leva à perda progressiva, e até mesmo irreversível, do funcionamento dos rins. Por meio de um teste online, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), em parceria com a AstraZeneca, as pessoas podem descobrir se fazem parte de algum grupo de risco para o desenvolvimento de doenças renais.

Além disso, informações do tema são apresentadas na plataforma do quiz à população, como por exemplo, a relação da doença renal com diabetes e hipertensão, já que essas são as principais causas de DRC[1]. Em busca de conscientização, a ISN e AstraZeneca aprofundam sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce como forma de combate, aliado a indicação de consulta regular com um profissional de saúde para acompanhamento personalizado.

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a estimativa é que mais de dez milhões de pessoas tenham a DRC[2]. Desses, cerca de 148 mil estão em diálise (um processo de substituição de parte das funções dos rins), número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos[3]. A dificuldade do diagnóstico precoce da DRC, por ser, na maioria das vezes, assintomática nos estágios iniciais, faz com que muitas vezes a doença seja identificada somente quando os rins já estão bastante comprometidos. Por isso, é fundamental conscientizar a população sobre a importância desse órgão, formas de prevenção e sobre o rastreamento da doença. Para garantir o diagnóstico, é importante conversar com um médico para manter o controle renal em dia ao fazer exames como a dosagem de creatinina no sangue e de avaliação da urina1.

Dicas para cuidar da saúde do rim
Por Dra. Marina Belhaus, diretora médica da AstraZeneca Brasil:

Prevenção

Manter hábitos saudáveis, de forma geral, podem ajudar na prevenção de muitas doenças , e com a DRC não é diferente. Algumas medidas para serem incorporadas na rotina são:

Alimentar-se bem, com variedade de legumes, verduras e frutas, diariamente;

Praticar atividades físicas, ao menos o mínimo recomendado pela OMS, que é entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana para a população adulta;

Priorizar o consumo de água ao invés de bebidas industrializadas;

Não fumar;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;

Em caso de condições pré-estabelecidas, medidas específicas podem ser adotadas conjuntamente.

Diagnóstico Precoce

O desafio do diagnóstico precoce da DRC, por ser, na maioria das vezes, assintomática nos estágios iniciais, faz com que muitas vezes a doença seja identificada somente quando os rins já estão bastante comprometidos. Para garantir o diagnóstico precoce, é importante conversar com um médico e manter o controle renal em dia. Exames de rotina, durante os check-ups, poderão ser solicitados para o rastreamento de doenças renais, como a dosagem de creatinina no sangue e o de avaliação da urina1.

Tratamento Adequado

Por ser multifatorial, com diferentes sintomas e causas, o tratamento de DRC deve ser individualizado para cada paciente, com a definição da melhor estratégia terapêutica considerando, estágio da doença, sintomas e preferências do paciente, como por exemplo, em caso da possibilidade de realização de diálise domiciliar ou ambulatorial. Em caso de diagnóstico precoce, o chamado tratamento conservador pode ser adotado, com o objetivo de impedir o avanço da doença. Um ponto fundamental para essa postergação é a adesão ao tratamento, que envolve seguir a recomendação médica indicada de medicamentos e da incorporação de novos hábitos, como mudanças na alimentação e estilo de vida. Dessa forma, complicações da condição, como hiperpotassemia, quando há aumento excessivo da taxa de potássio no sangue, hipertensão, anemia, arritmia, podem ser evitadas 1,4.

Março: mês do Rim

O Mês do Rim, celebrado em março, busca levar informação de qualidade para a sociedade em geral sobre as doenças renais, esclarecendo sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Em mais um ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) conta com o apoio da AstraZeneca na campanha “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”, com o tema “CUIDAR DOS VULNERÁVEIS & ESTAR PREPARADO PARA OS DESAFIOS INESPERADOS”. (Com informações da Edelman – 23.03.23)

Anterio

Próximo