CBDL empossa nova diretoria e organiza seminário especial sobre Perspectivas para Inovação em Diagnóstico no Brasil

“As Perspectivas para Inovação em Diagnóstico no Brasil” é o temário de encontro promovido pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), no dia 5 de março, terça-feira, das 8h30 às 13h15, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP).

A abertura do seminário terá a presença de autoridades como Dr. Cristóvão Mangueira, do Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE); Dr. Daniel Pereira, diretor da ANVISA; Dr. Paulo R. Rebello, diretor presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS); Dr. Álvaro Pulchinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML); Dra. Maria Elizabeth Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); Dr. Wilson Scholnik, presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e Fulvio Facco, presidente do Conselho de Administração da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

A primeira palestra a ser proferida terá como assunto “Avanços no Serviço Laboratorial e Medicina Personalizada: futuro ou realidade?”, com o Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira (ex-presidente da SBPC/ML) e representante do Laboratório do HIAE.

A “Terapia Celular e o papel do diagnóstico” será tema da segunda apresentação da manhã, com o Dr. Vanderson Rocha, da Fundação Pró Sangue/Hospital das Clínicas da FMUSP.

A terceira palestra do dia será ministrada pelo Dr. Marcelo Morales, da UFRJ/Senado Federal, que discorrerá sobre “Terapia Gênica: Desafios para a Inovação Tecnológica”.

O próximo tema a ser apresentado será “Chamamento Público – o papel da ANVISA para fomentar inovação em Diagnóstico”, com o Dr. Daniel Pereira, diretor da ANVISA.

Em seguida, está prevista uma Mesa Redonda, com moderação do presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, como as participações do Dr. Carlos Eduardo Ferreira dos Santos (HIAE); Dr. Álvaro Pulchinelli (SBPC); Dr. Paulo Rebello (ANS); Dr. Daniel Pereira (ANVISA), Dr. Vanderson Rocha (HC/FMUSP); Dr. Marcelo Morales (UFRJ) e Fulvio Facco (CBDL).

As palestras prosseguirão após o debate com a temática: “O futuro da inovação em diagnóstico: o papel da CBDL”, com Gilberto Ugalde (ZEV Biotech) e a farmacêutica e diretora técnica da CBDL, Josely Chiarella.

“O Observatório do Diagnóstico no Brasil”, encerrará o ciclo de apresentações, com Carlos Eduardo Gouvêa (CBDL) e Patrícia Marrone  (Websetorial/GAESI).

Para finalizar, haverá uma cerimônia formal de posse na nova diretoria da CBDL para o biênio 2024/2025.

Programação do Seminário Perspectivas para Inovação em Diagnóstico no Brasil

Data: 05/03/2024, terça-feira, de 8h30 às 13h15

Local:  Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Rua Comendador Elias Jafet, 755, Morumbi, São Paulo

Agenda

8h30 / 9h00 – Welcome Coffee e Registro

9h00 / 9h30 – Abertura

  • Dr Cristóvão Mangueira, Laboratório do HIAE
  • Dr Daniel Pereira, Diretor, ANVISA
  • Dr Paulo R Rebello, Diretor Presidente, ANS
  • Dr Álvaro Pulchinelli, Presidente, SBPC/ML
  • Dra Maria Elizabeth Menezes, Presidente, SBAC
  • Dr Wilson Scholnik, Presidente, ABRAMED
  • Fulvio Facco, Presidente, CBDL

Palestras:

9h30 / 9h50  – Avanços no Serviço Laboratorial e Medicina Personalizada: futuro ou realidade? – Dr Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, Laboratório do HIAE

9h50 / 10h10  – Terapia Celular e o papel do diagnóstico – Dr Vanderson Rocha, Fundação Pró Sangue / Hospital das Clínicas da FMUSP.

10h10 / 10h30 –  Coffee Break

10h30 / 10h50 – Terapia Gênica: Desafios para a Inovação Tecnológica – Dr Marcelo Morales, UFRJ / Senado Federal

10h50 / 11h10 – Chamamento Público – o papel da ANVISA para fomentar inovação em Diagnóstico – Dr Daniel Pereira, Diretor, ANVISA

11h10 / 12h00 Mesa Redonda – Moderador: Carlos Eduardo Gouvêa, CBDL

Participantes: Dr Carlos Eduardo Ferreira dos Santos, HIAE
Dr Alvaro Pulchinelli, SBPC

Dr Paulo Rebello, ANS
Dr Daniel Pereira, ANVISA
Dr Vanderson Rocha, HCFMUSP

Dr Marcelo Morales
Fulvio Facco, CBDL

12h00 / 12h20 – O futuro da inovação em diagnóstico: o papel da CBDL. Gilberto Ugalde, Josely Chiarella

12h20 / 12h40 – O Observatório do Diagnóstico no Brasil – Carlos Eduardo Gouvêa, CBDL,  Patrícia Marrone, Websetorial / GAESI

12h40 / 13h00 – Cerimônia de Posse da Diretoria da CBDL – Gestão 2024/2025

13h00 / 13h15 – Encerramento

 

Anterio

Próximo