Diasorin lança teste CLIA para auxílio no diagnóstico de Legionella

Legionella é uma das principais causas da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em pacientes que necessitam hospitalização. As principais patologias desenvolvidas por essa bactéria são conhecidas como: Doença dos Legionários e da Febre de Pontiac. Uma pessoa pode ser infectada por inalação ou aspiração de gotículas contendo o patógeno.

Essas bactérias gram-negativas são encontradas em ambientes aquáticos naturais, como lagos; ou artificiais, incluindo sistemas de ar-condicionado, fontes decorativas e tubulação de grandes edifícios. O gênero inclui 50 espécies e 70 sorogrupos, quase metade ocasiona doença nos seres humanos, sendo que a Legionella pneumophila sorogrupo 1 é a mais comum e virulenta.

A infecção por Legionella está disseminada em todo o mundo, porém é frequentemente subdiagnosticada, uma vez que muitos países não dispõem de métodos adequados de diagnóstico. Além disso, a metodologia mais usada, o teste de antígenos urinários, possui falta de sensibilidade, pois pode detectar apenas o sorogrupo 1 de Legionella pneumophila. Dessa forma, acredita-se que os casos da Doença do Legionário podem ser 1,8-2,7 vezes superiores ao indicado pelos dados epidemiológicos.

A maioria das pessoas saudáveis expostas à Legionella não ficam doentes. As pessoas com maior risco de adoecer são: idosos, fumantes, pessoas com doença pulmonar crônica, imunocomprometidos e pessoas com doenças subjacentes, como diabetes, insuficiência renal ou hepática. A pneumonia causada pela Legionella possui tratamento específico e o atraso no diagnóstico aumenta a letalidade em 10%.

O novo teste LIAISON® Legionella Urinary Ag, da Diasorin, empresa filiada à CBDL, é uma solução inovadora, totalmente automatizada e confiável para o auxílio no diagnóstico da Legionella, o que permite aos profissionais de saúde identificarem com rapidez e precisão a L. pneumophila (sorogrupos do 1 ao 15) e L. longbeachae, que é a segunda espécie mais comum. Com um resultado em apenas 35 minutos, possibilita que os pacientes sejam tratados com o antibiótico correto o mais breve possível.

DIASORIN
LIAISON® Legionella Urinary Ag
Código 311600
Tecnologia CLIA
Método Sanduíche, qualitativo
Tempo para o primeiro resultado 35 minutos
Sensibilidade 98%
Especificidade 100%
Volume de amostra 350 µl (incluindo volume morto)
Amostra Urina
Número de testes/Kit 100

Referências:

Legionellosis (who.int)

About Legionnaires Disease and Pontiac Fever | CDC

(Com informações da Diasorin – 26.02.2024)

Anterio

Próximo