QIAGEN anuncia marco de mais de três milhões de testes em sequenciamento de nova geração, por meio de sua plataforma de suporte a decisões clínicas

A QIAGEN – multinacional alemã especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares e associada à CBDL – acaba de anunciar um número expressivo quanto à sua participação nos testes de sequenciamento de nova geração (NGS) em todo o mundo. Sua plataforma de software de suporte à decisão, QIAGEN Clinical Insights (QCI), foi usada para interpretar mais de três milhões de perfis moleculares de pacientes para doenças hereditárias e oncológicas até o momento; um marco que ressalta sua liderança na crescente medicina de precisão. A plataforma, fundada há apenas sete anos, está atualmente crescendo em 35% ou 700 mil casos adicionais por ano.

O portfólio QCI da QIAGEN é uma solução integrada e universal para análise secundária e terciária em patologia molecular, genética clínica e pesquisa translacional, que pode ser usada com qualquer plataforma de sequenciamento. Composto pelo QCI Secondary Analysis, QCI Interpret e QCI Precision Insights, as soluções simplificam a análise de dados NGS e a interpretação de variantes, permitindo que pesquisadores e profissionais de laboratório partam de dados brutos de sequenciamento para um relatório clínico completo, de forma rápida e confiante.

“Atingir o marco de três milhões de pacientes analisados em nossa plataforma demonstra a confiança de nossos clientes nessa solução. Por ser uma ferramenta universal, o portfólio do QCI permite que qualquer tipo de painel de NGS, de qualquer provedor, seja analisado na base de conhecimento da QIAGEN, combinando os maiores e melhores bancos de dados com uma curadoria manual da literatura científica. A qualidade e profundidade de informação que oferecemos, torna a análise de uma amostra muito mais completa, fácil e rápida, refletindo diretamente no maior cuidado com o paciente, uma premissa que para nós tem uma representatividade ainda maior que todo este volume em números”, comenta Rafael Filippelli, gerente regional LATAM de Bioinformática da QIAGEN.  

O núcleo de conteúdo do portfólio QCI é a Base de Conhecimento QIAGEN, um agregado de informações alimentado pela Inteligência Molecular Aumentada (AMI). Ele combina inteligência artificial (IA) e expertise humana para avançar e acelerar a tomada de decisões clínicas mais confiantes. Um dos principais diferenciais do portfólio de QCI, a aplicação da AMI aproveita a IA e o aprendizado de máquina para identificar, extrair e alinhar de forma eficiente as evidências da literatura científica e mais de 40 bancos de dados públicos e privados. A abordagem garante uma inteligência molecular de alta qualidade em que os usuários podem confiar para aumentar suas próprias decisões.

De acordo com Carolina de Bustamante Fernandes, especialista em genética molecular do laboratório OC Precision Medicine, a otimização do tempo é um fator importante para pacientes que dependem do resultado para conduta terapêutica ou cirúrgica. “O QCI é uma ferramenta bastante intuitiva que reúne as informações mais importantes para interpretação das variantes em uma só plataforma. Com isso, economizamos tempo, que antes era usado na busca de todos esses dados em diversos outros sites. Além disso, a ferramenta tem uma curadoria da literatura muito robusta, trazendo não só um número maior de artigos associados à variante, como também seu contexto, enriquecendo a nossa interpretação e a qualidade dos laudos”, comenta.

Com a indústria de NGS definida para uma transformação significativa, por meio da introdução de instrumentos que apresentam menor custo e sejam mais rápidos, a adoção acelerada de análise genética, testes e triagem já é esperada para o decorrer dos próximos anos. “Construímos um amplo portifólio nesse sentido e estamos preparados para atender esse esperado aumento de demanda, com soluções que guiam nossos clientes e parceiros por toda a jornada laboratorial e de diagnóstico, da amostra aos insights mais valiosos”, conclui Filippelli. (Com informações da AtitudeCom – 28.11.22)

Anterio

Próximo