Teste do pezinho para detecção de erros inatos da imunidade é destaque no Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde de 2022

No dia 23 de novembro aconteceu a cerimônia da 5ª edição do Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde. Diversos laboratórios, pesquisadores e médicos de renome, competiram com trabalhos importantes para a comunidade médica em diferentes categorias. Nesta edição, a equipe formada pelo Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Pensi, garantiu a premiação na categoria Genômica com o trabalho “Triagem Neonatal para Erros Inatos da Imunidade”. A cerimônia de premiação aconteceu ontem de forma virtual, das 19h30 às 20h30, e foi gravada. Os interessados podem assistir o vídeo gratuitamente por meio deste link.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 10 anos e teve quatro fases de maturação. O Dr. Antonio Condino-Neto, Professor Senior de Imunologia do ICB USP e fundador da Immunogenic, start up e spin off do Laboratório de Imunologia Humana do ICB USP e primeiro especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, destaca a aliança estratégica e o fundamental apoio da Dra Fatima Fernandes, diretora do Instituto Pensi, e aponta importantes parcerias com redes de hospitais e maternidades do país, destacando o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Campinas, e APAE SP/Instituto Jô Clemente. 

Com o objetivo de identificar aplicações diretamente benéficas para a comunidade médica, avançando no diagnóstico precoce, e consequentemente, no tratamento de doenças imunológicas, a Immunogenic tem um papel bastante significativo ao transpor a pesquisa acadêmica para aplicação no mundo real, aponta o médico. “Somos pioneiros no desenvolvimento de uma tecnologia de alta sensibilidade e comprovadamente eficaz. Atualmente, o nosso laboratório desenvolve a fase translacional do projeto”, explica.

Em parceria com o Instituto Jô Clemente e a Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo, a Immunogenic foi capaz de triar cerca de 200 mil crianças desde fevereiro de 2021. Esse trabalho permitiu identificar 7 casos de imunodeficiência combinada grave (SCID), 1 caso de agamaglobulinemia congênita, 1 caso de leucemia congênita, além de vários outros de imunodeficiências menos graves, o que já demonstra sua relevância para a comunidade. 

Segundo Antonio Condino-Neto, a parceria mostra que a tecnologia pioneira da Immunogenic está perfeitamente calibrada com o DNA brasileiro, e também destaca a importância do seu sócio, o Dr. Edgar Borges de Oliveira Jr, diretor de operações da empresa. “A premiação é o resultado de um trabalho sério em prol da saúde e bem-estar dos brasileiros, em especial das crianças. Por essa razão, a inovação e a busca por melhorias no diagnóstico precoce e tratamento precisam continuar avançando”, finaliza.

A curadoria do prêmio coube a Veja Saúde. Já o troféu foi encaminhado para os vencedores Dr. Antonio Condino Neto e Dra Fatima Fernandes, diretora do Instituto Pensi. Para informações adicionais, consulte o site . (Com informações da Seven PR – 25.11.22)


Anterio

Próximo