OMS institui campanha contra Resistência Antimicrobiana com apoio de instituições de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a campanha “O futuro dos antibióticos depende de todos nós”, durante a Semana Mundial de Conscientização sobre Antimicrobianos, que acontece entre os dias 18 a 24 de novembro.

Considerada como uma das dez maiores ameaças à saúde pública global, a Resistência Antimicrobiana (AMR) conta com ações de combates de diversas instituições de saúde pública. Além da OMS, a campanha conta com o apoio da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (International Coalition of Medicines Regulatory Authorities – ICMRA), entidade que agrega 29 autoridades reguladoras de medicamentos, incluindo a Anvisa.

Estimativas dão conta que, até 2050,  a Resistência Antimicrobiana (AMR) ceifará 10 milhões de vidas em todo o mundo, sem contar com o prejuízo econômico de 100 trilhões de dólares.

A Anvisa, em 2012, instituiu a Câmara Técnica de Resistência Microbiana (Catrem), objetivando assessorar a Diretoria Colegiada (Dicol) para a elaboração de normas e medidas para o monitoramento, o controle e a prevenção da AMR no Brasil.

Já no ano de 2017, a Anvisa publicou a Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde e, em 2019, deu início ao Projeto Stewardship Brasil, com o mote de analisar o cenário dos programas de gerenciamento em hospitais com unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto. (Com informaç&o tilde;es da Ascom/Anvisa – 20.11.19)

Anterio

Próximo