Nota de Repúdio contra a declaração da microbiologista Natalia Pasternak – Roda Viva (29/06)

A coordenação do Programa de Avaliação de Kits para Coronavírus, iniciativa que engloba entidades do segmento laboratorial, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e diversas entidades do setor de Saúde, vem a público para manifestar seu repúdio às declarações da microbiologista Natalia Pasternak, entrevistada pelo programa Roda Viva, da última segunda-feira (29/06), veiculado na TV Cultura, TV Educativa e redes coligadas. 

O Programa de Avaliação de Kits para Coronavírus reúne entidades como a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

Na edição do dia 29/06 do Roda Viva, a microbiologista Natália Pasternak falou sobre a ineficácia dos testes sorológicos, inclusive testes rápidos vendidos em farmácias. De acordo com a microbiologista “a maioria desses testes rápidos de farmácia não é bom. Eles são ruins. Além de tudo a qualidade deles é duvidosa, a sensibilidade deles é baixa, eles podem dar muito erro de falso-positivo, como de falso-negativo”.

Tais declarações não se coadunam com a verdade, uma vez que existe o teste certo, para o momento certo e para o paciente certo. Tal decisão, sobre a escolha do teste a ser usado deve ser dada por profissional de saúde habilitado, já que não se trata de autoteste.

Falar que testes sorológicos não servem para nada é uma posição pessoal da microbiologista e não retrata a realidade, como comprovam as práticas clínicas e protocolos existentes para o diagnóstico da COVID-19. 

Todos os testes disponíveis no mercado são submetidos à Anvisa – que responde pelo registro e eventuais situações de tecnovigilância, além de estarem em avaliação pelo Programa acima mencionado, com amostras da vida real de pacientes hospitalizados com o COVID-19. Tais resultados (disponíveis no site www.testecovid19.org) mostram os testes com melhor performance, mas indicando que, de uma forma geral, a maioria conta com  boa especificidade (pouca chance de falsos positivos).

Cabe lembrar também que os testes moleculares não são a única forma de enfrentarmos o problema, uma vez que sua função é fazer o diagnóstico da infecção na sua fase ativa, sendo que o teste se negativa, em média, após quatro semanas do início dos sintomas (fase convalescente). Ou seja, após este período torna-se de pouco, ou nenhum valor, a sua realização.

Portanto, colocar toda uma categoria de testes, com tecnologias já consagradas na literatura e confirmadas pelo uso de inúmeros laboratórios públicos e privados, que têm como missão dar respostas efetivas às dúvidas frente ao desafio do diagnóstico, nos soa como visão de horizonte limitado.

Por fim, é fundamental esclarecer que apenas uma boa cobertura de testagem poderá nos dar uma fotografia correta da pandemia. O alcance de um quadro clínico adequado e controle abrangente  se fará pela combinação dos diferentes testes e tecnologias existentes, por meio de um esforço combinado dos diversos atores nas esferas pública e privada, a saber:

  • Testes de detecção viral:
  • RT PCR ou
  • Antígeno (fluorescência ou imunocromatográfico)
  • Testes de detecção de anticorpos (IgA, IgM, IgG ou Ig Total)
  • Imunocromatográfico
  • ELISA
  • Fluorescência
  • Eletroquimioluminescência
  • Quimioluminescência

Fonte: Serological approaches for the diagnosis of SARS-CoV-2 infection

Autores: Claudio Galli, MD PhD1 and David Dagfal, MS MBA2 

Assinam este documento as seguintes entidades:

Abramed       CBDL              SBAC                     SBPC/ML 
www.abramed.org.br    www.cbdl.org.br  www.sbac.org.br  www.sbpc.org.br

Anterio

Próximo

6 Comentários

  1. Guilherme Ortega

    Parabéns a todas as entidades que repudiaram veementemente os comentários da microbiologista em questão … em sua fúria narcísica e dominada pelos ímpetos de seu ego insaciável, a suposta especialista proferiu comentários pessoais como sendo verdades inquestionáveis … e não são … Os testes sorológicos foram minuciosamente desenvolvidos e passaram por criterioso processo de aprovação pelos devidos orgãos reguladores competentes .
    A sociedade brasileira beneficiar-se-á do silêncio de pessoas como ela .

  2. Solange Galante de Jesus

    Minha revolta a cada aparição da “Dra.” Natália Pasternak na imprensa é enorme. Ela não é obrigada a reconhecer que acupuntura funciona SIM mas deveria entender (se quiser, é claro) que a acupuntura TAMBÉM é uma ciência, de milênios, aliás, e que é usada até em animais como cavalos, bovinos, cães e gatos, inclusive na Agro Indústria, como reportagens da própria TV Cultura, que insiste em dar espaço para a dona Pasternak fazer sua defesa velada à indústria farmacêutica. Não a indústria farmacêutica que nos legou a vacina da Covid, por exemplo, mas a que criou anti-inflamatórios que vem sendo comprovadamente acusados de afetar os rins dos pacientes, como terrível efeito colateral. No caso da homeopatia, também há resultados excelentes tanto em humanos adultos como em bebês e animais que, observo, NÃO SÃO SUGESTIONÁVEIS, ou seja, o efeito placebo não funciona com eles. Ela mistura alhos com bugalhos, extraterrestres, astrologia, pajelança e etc, sendo que cada prática fica no seu quadrado e, se ISOLADAMENTE podem ser nocivas, a medicina que ela tanto defende como uso isolado também pode ser MUITO nociva.
    Tenho um médico (formado pela USP e com especialização em acupuntura, homeopatia, toxicologia e pediatria, além de ser médico do trabalho) que me receitou tanto remédios “tradicionais” de farmácias como acupuntura, homeopatia, fitoterapia e outras terapias QUE TÊM SUA PRÓPRIA CIÊNCIA, OU SEJA, HISTÓRICO DE CASOS CONCRETOS, combinados entre si, uns para aliviar sintomas, outros para reduzir os efeitos colaterais de remédios “de farmácia”, e assim por diante. Eu gostaria que essa mulher explicasse pela ciência como povos originários como os yanomamis, que são muito antigos, sobreviveram por séculos e séculos isolados da medicina ocidental branca só com seus conhecimentos, suas ervas, suas pajelanças. E os esquimós? E os aborígenes australianos? E os chineses, que usam até hoje sua medicina tradicional?
    Eu tenho 56 anos de idade. Sem problemas graves de saúde. E já me CUREI de vários problemas pontuais com acupuntura, com fitoterapia, com homeopatia, com psicotrópicos, com psicoterapia.
    Como a ciência explica também pessoas que fazem tudo AO CONTRÁRIO do que a “ciência” (que ela defende taaantooo) supostamente recomenda conseguem viver bem e felizes até idade centenária, seguindo sua própria intuição e nada mais?
    Sim, há pessoas que, supostamente, morrem por preferir abandonar a medicina “de farmácia”, de “hospital”, de “UTI”. Até um jornalista famosa da Rede TV que teve câncer. Mas, elas não morreriam de qualquer jeito, vivendo talvez um ou dois anos a mais apenas em condição de cuidados paliativos, todos entubados, recebendo injeções de drogas “lícitas e vendidas em farmácias”, cercados apenas de aparelhos e mais aparelhos?
    A diferença entre essas duas pessoas, sendo uma a que abandona a farmácia, a UTI, e aquela passa a “sobreviver” dentro da “ciência supostamente verdadeira e única” é essa diferença: a primeira, a do abandono, não dá dinheiro para a indústria farmacêutica que a tia Natália quer que reine soberana sobre tudo e sobre todos. E vive seus últimos dias com o que acredita ser muito mais digno.
    Obs: tomei todas as minhas doses de vacina anti-covid (indústria farmacêutica) mas, quando EU tive covid antes de tomá-las, tomei homeopatia e usufrui da fitoterapia SOB AS RECOMENDAÇÕES DIRETAS DO MEU MÉDICO FORMADO PELA CIENTÍFICA USP para aumentar minha imunidade e vencer a doença.
    ​​​​​​​QUE MAL HÁ, titia? Não usufrua do que não acredita mas RECONHEÇA que o que chama de “pseudociência” em alguns casos pode SIM ser o que um paciente precisa para se sentir melhor, para não ter progressão em uma doença, para viver mais feliz e até para ter esperança sem gastar rios de dinheiro. Fique bem, tá bom? longe de quem quer se tratar como quiser até mesmo no SUS.

  3. JOÃO LUIZ GARRUCINO

    Vi hoje no Estadão e copiei o link e pretendia comentar amanha pois hoje nem tinha tido tempo, mas vendo postagem de amigo agora resolvei aproveitar para não deixar passar em branco e adiantar. Ela parece agir como na idade média ou negacionistas se ela esta presa no velho paradigma materialista newtoniano tratando tudo como partícula ou matéria ou olha somente o corpo físico como se fossemos apenas este corpo físico animal deste planeta que é apenas reflexo dos demais corpos espirituais ou energéticos e homeopatia ataca estes corpos energéticos ou as causas dos problemas no corpo fisico. Este corpo físico é cópia dos demais corpos nas outras dimensões.

    Alopatia somente ataca efeitos e não as causas ou alopatia age como mecânico de carro que apenas troca peças e médicos dão remédios ou fazem cirurgia tentando resolver a aparência das coisas ou efeitos mas ignora as causas.

    Tanto que resolvem uma coisa hoje mas aparece outra depois e outra e outra e nunca para até porque estes remédios todos tem efeitos colaterais e acabam provocando mais doenças ainda e ainda vão denunciar estes crimes claramente mais cedo do que pensam.

    Acorbertam os crimes desta índustria farmacêutica comprando sim maioria ou todos os médicos para receitarem seus produtos e todos sabem disto e sempre vemos visitarem médicos e levando amostra gratis e pagam viagens, hotéis, etc.,

    Medicina chinesa milenar conhece estes corpos espirituais ou chacras ou centros de força e usam até para acupuntura já aceita pela medicina convencional mas se no Brasil kardecismo aceita apenas 3 corpos, o físico, períspirito e espirito, no entanto apometria já aceita mais corpos ou sete mas vai sempre desdobrando a cada sete corpos, e nos passes padronizados do Edgard Armond na Feesp ou federação espirita já aceitam os sete corpos ou chacras ou centros de força.

    E ouvi agora do Waldo Vieira na projeciologia e conscienciologia que na China já sabem que existem me parece 60 ou 70 mil chacras ou centros de força que a meu ver são os arquivos akásicos onde ficam registrados todas as vidas passadas desde a primeira até esta atual.

    Então como não existe do outro lado o passado, presente e futuro, meras crenças humanas, como fala a mecânica quântica com Hélio Couto, ou física quântica, que do outro lado é sempre o eterno aqui e agora, então mesmo eu antes no kardecismo ficava imaginando minhas vidas passadas longe, distante, há 500 ou mil anos, mas na verdade esta tudo gravado aqui dentro aqui e agora gerando as merdas todas devido crenças, medos, traumas, etc., enterrados no inconsciente ou nestes arquivos ou chacras ou centros de força e precisam serem trazidos a tona nas terapias ou para o campo consciente para iluminar com a razão e bom sendo e sem mais os medos e traumas.

    Pera ai mas sera que ela não vai dizer que terapias também são placebo pois não resolve as coisas de imediato? Sequer os remédios de psiquiatras resolvem as coisas de imediato e ela vai atacar isto também? Ou só homeopatia fora do clubinho do bolinha e suas tetas?

    Oras bolas ciências comuns não querem mudar o paradigma devido apenas os negócios das classes dominantes e suas religiões ou ideologias ou devido ao capitalismo e seus lucros e até áreas acadêmicas estão com o rabo preso nisto parecendo idade ´media que não aceitavam que a Terra era redonda e girava em torno do sol e lei da gravidade.

    Ciências comuns age do mesmo modo agora ignorando implicações da física quântica.

    Para mudar isto teriam que mudar toda a estrutura e visão de poder atual mas negam-se a isto devido as tetas, cargos, salários, dividendos, lucros, etc., E agora parece claro querem reprimir, atacar, condenar ou suprimir o que não conhecem ou ignoram apenas devido tetas ou lucros de alguns poucos.

    É óbvio que aparentemente nesta visão taylorista ou mecanicista tratando o corpo como carro parece mais eficiente dar remédios alopáticos com efeitos mais rápidos, todos com efeitos colaterais e basta lerem as bulas desde um simples remédio para gripe, etc., e fora isto cortam a pessoa, etc.,

    Podem resolver aparentemente ou mais rapidamente mas resolvem mesmo?

    E as causas de todas as doenças?

    Que começam na mente ou alma ou consciencia ou espirito eterno e imortal ou nos arquivos gravados ou chacras ou centros de forças ou arquivos akásicos?

    Ela não tem a menor ideia do que fala e quer apenas agradar alguém ou patrões e inclusive começa fundamentalismo ou fakenews, teorias da conspiração e negacionismo em relação a física quântica, agindo como igreja na inquisiçáo, cruzadas ou idade média.

    Tratamento com homeopatia não seria tomar e querer solução imediata pois começa que tem que mudar tudo na vida ou uma cultura de consumismo, e buscar mais tambem meditações, mudar alimentaçáo, atividades fisicas, etc., afora cuidar do conhecimento também da alma ou consciência eterna e imortal e não apenas do corpo físico animal e este consumismo capitalista.

    Quem vai tomar homeopatia esperando o mesmo efeito consumista aqui e agora como alopatia certamente vai cair do cavalo e nem vai sentir efeito algum pois não quer mudar nada em suas velhas crenças ou cabeça e quer resultado neste mesmo espirito do capitalismo consumista aqui e agora ou de imediato mas isto é velho e disco furado e não tem nada novo e repete idade média.

    E existe um preço a pagar nisto também e como e sequer conseguem curar mesmo todos e muita gente continua morrendo mesmo após remédios e cirurgias…Como ela pode afirmar ou jurar que somente alopatia resolve tudo?

    Quando lemos as bulas destes remédios alopáticos percebemos que ficam no achismo ou chutes e na verdade não descobriram cura de doença alguma até agora, e arriscam as vidas os pacientes apenas e até agora não denunciaram estes crimes devido ao mero interesse financeiro da indústria dos remédios alopáticos. Usam os pacientes como cobaias inclusive.

    Ela devia antes estudar se nada conhece antes de julgar e condenar.

    Parece gente desta esquerda alienada e identitária fabricada pelo capitalismo para dividir e confundir e jogar todos contra todos e mascarar ou ocultar luta de classes como explica o Paulo Guirardelli.

    Ela pretende o que? Começar uma nova revolução cultural como Mao Tse Tung na China perseguindo e matando milhões e repetindo cruzadas e inquisição?

    É uma tremenda falta de juízo e responsabilidade ela vir falar isto neste Brasil medieval e repleto de malucos fundamentalistas, com teorias da conspiração, negacionismo, e fakenews e só faltava ela também vir reforçar esta merda fascista.

    Devia cuidar do seu rabo se nada conhece fora do cargo ou teta que ocupa neste mundo capitalista ou dos patrões dela e fica puxando o saco e deve estar levando dinheiro de algum laboratório.

    ‘Homeopatia não passa de um placebo’: Natalia Pasternak mapeia pseudociências
    https://www.estadao.com.br/saude/homeopatia-nao-passa-de-um-placebo-em-novo-livro-natalia-pasternak-mapeia-pseudociencias/

    Homeopatia como especialidade médica pode ser revista, diz vice-presidente do CFM
    https://www.estadao.com.br/saude/reconhecimento-de-homeopatia-como-especialidade-medica-pode-ser-revisto-diz-vice-presidente-do-cfm/

  4. Lincoln Camarini

    Dra da FAFUPE… Não tem crédito e não entende nada de ciência.

  5. Albertina

    Acho um desrespeito o posicionamento da Natália. A psicanálise ajuda muita gente, me trato com a homeopatia há mais de 30 anos (tenho alergia de muitos remédios) e confirmo a eficácia. Sou psicóloga e analista junguiana. Simplesmente ela desrespeitou anos de estudo por uma opinião centrada nela mesmo, ceticismo arrogante.

  6. Alexandre P. Lima

    Como é perfeita a lei do Karma (lei criada pelo Divino e não pelos homens), assim tudo aquilo que emanamos para o universo, voltará para nós mesmos.

    Ontem a tarde recebemos em nossa clínica a paciente Sonia, que estava em depressão nível 3 severa e progressiva, a um passo de desistir da própria vida, pela perda de seu filho aos 40 anos de idade com aids. Se encaixa nessa história, pois a alopatia não conseguiu mantê-lo saudável a níveis mínimos para sobreviver com a doença.
    Mais através da acupuntura utilizando técnicas e pontos para o emocional, mais os chás de ervas medicinais milenares, conseguimos resgatar a Sonia e muitos outros pacientes.

    A mesma paciente que nos trouxe a informação sobre essa infeliz e sem fundamento posição desse ser humano (ser com caixa baixa proposital)…

    Acredito que nesse caso só nos cabe mostrar as milhares e milhares de evidencias cientificas e clínicas. Que em sua essência e práticas, são inquestionáveis.

    Que Deus e os grandes mestres e os avatares, iluminem essa alma caída e dominada pelo seu Ego.