Exame de sangue revoluciona diagnóstico de câncer em assintomáticos

Pesquisadores de três países, Índia, EUA e Reino Unido, apresentaram um estudo recente que mostrou evidências clínicas sobre um exame que pode diagnosticar células cancerígenas no sangue de pacientes assintomáticos. Desta forma, o teste torna a detecção mais fácil e acessível de cânceres.

“Este é o primeiro estudo deste tipo que investiga a prevalência de êmbolos tumorais circulantes, ou C-ETACs (Circulating Ensembles of Tumor Associated Cells) em uma amostra de tamanho populacional de mais de 16 mil participantes para estabelecer uma nova característica sistêmica determinante do câncer”, comentou Dadasaheb Akolkar, diretor de pesquisa da Datar Cancer Genetics, órgão responsável pelo estudo.

Rajan Datar, presidente e diretor-geral da Datar Cancer Genetics, comemorou o resultado da pesquisa, “o câncer está se tornando rapidamente um desafio civilizacional. É importante ressaltar que as mortes por câncer são devidas principalmente à detecção tardia. Acreditamos que este exame de sangue inovador é um avanço na detecção do câncer e terá impacto nos resultados através de detecção e diagnóstico fáceis e simples em pessoas aparentemente saudáveis, que podem ter uma malignidade silenciosa no corpo”. Ainda de acordo com Datar, este exame pode limar a necessidade de biópsias invasivas e seus riscos.

A pesquisa contou com 16.134 participantes, sendo 5.509 pacientes com câncer e 10.625 pessoas sem sintomas. O exame mostrou uma acurácia superior a 94%. (Com informações do Labnetwork – 6.2.20)

Anterio

Próximo