Com novo surto de dengue, exame laboratorial é fundamental

Um novo surto de dengue poderá atingir 11 estados brasileiros, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Em 2019, o sorotipo 2 da enfermidade novamente deu as caras no Brasil, visto que nos últimos anos,  os vírus do tipo 1 e 4 eram os que habitavam os ares brasileiros.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o número de casos registrados com dengue subiram 488%, sendo que 782 morreram em decorrência da doença.

Sobre os sorotipos da dengue, o médico patologista e membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Celso Granato alerta: “uma pessoa que contraiu a dengue de sorotipo 1 estará imune a essa variedade. Mas ainda está exposta às demais ‘espécies’ do vírus”.

Com o avanço da doença, o patologista afirma que o exame laboratorial é a única forma de confirmar o diagnóstico de dengue, já que os sintomas podem ser confundidos com os da Zika ou Chikungunya.

“A realização do exame laboratorial para confirmação do diagnóstico é fundamental para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado ao paciente. O exame também contribui para o controle do número oficial de casos, uma vez que aqueles que são apenas suspeitos, sem confirmação, podem não ser devidamente contabilizados pelos órgãos competentes”, conclui o médico. (Com informações da Advice – Assessoria de Imprensa da SBPC/ML – 06.2.20)

Anterio

Próximo