Exame de dosagem de calprotectina entra para o Rol de Procedimentos da ANS

A partir de março de 2021 entrará para o Rol de Procedimentos da ANS, um novo teste que auxilia no diagnóstico de doenças inflamatórias. A dosagem de calprotectina fecal é uma alternativa não invasiva, capaz de prever o aumento da proteína nas células de defesa atuantes no intestino, o que indica inflamação no local. O Rol de Procedimentos da ANS determina os testes, as consultas e os procedimentos que os planos de saúde devem ofertar aos usuários.

Segundo Adriano Basques, diretor técnico do Laboratório Lustosa, a calprotectina é encontrada nos neutrófilos e quando associada ao cálcio não se degrada no intestino, isto é, onde há infiltração de células de defesa há uma maior concentração desta proteína.

A doença inflamatória intestinal inclui o grupo de doenças autoimunes que resultam em inflamação crônica do intestino como a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU).

O diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais precisa de testes complementares, “a intervenção precoce é fundamental. Por este motivo, o acesso ao exame complementar não invasivo calprotectina, com diretriz de utilização aplicado ao diagnóstico e ao monitoramento, beneficia o paciente e aumenta o engajamento e o controle da doença”, comentou Basques. (Com informações do Labnetwork – 08.12.20)

Anterio

Próximo

12 Comentários

  1. Emanuella Gomes Maiolo

    Boa noite. É válido em todo território nacional? Moro em João Pessoa é minha Unimed está negando.

  2. Vêda Moraes

    Seu médico além do pedido de exame tem que dá uma justificativa o porque esta pedido a calprotectina.
    Simples assim e se te negarem entra em contato com a ANS de lá de dentro do laboratório denunciando que estão te negando.

  3. Lúcia Regina Godoy Rivolta

    Boa tarde!
    Se o exame da dosagem de calprotectina está no rol dos procedimentos da ANS para avaliação/ diagnóstico de doenças inflamatórias, porque o SUS não aceitou meu exame, acompanhado do laudo médico, como “prova da existência” da doença? (RCU)?
    PS: havia feito a colonoscopia 6 meses antes e o meu médico achou desnecessário repetí-lo para provar a existência da doença, por isso recorreu a esse ponto exame!

    • Rogerio Santos

      a ANS tem haver com planos de saúde….e o que significa que esse procedimento agora entrou no rol dos planos de saúde e não do sus, espero ter ajudado

  4. Ismael Jacó Ribeiro

    A Unimed Recife também negou meu exame hoje 02/04/2022 no laboratório Marcelo Magalhães, vou para cima.da Unimed com base na informação de vocês, obrigado.

  5. Sebastião Régis Bordin

    Tentei 2 laboratórios em SP: CDB e Delboni. Ambos cobram pelo exame.

  6. Luiza de Freitas Astrolino

    Que eu saiba o Delboni cobra e não é barato, eles parcelam o pagamento

  7. Vitor Bruno Trevizan

    No dia 08 de agosto de 2022 fui fazer este exame no Hcor SP e a Sul América negou. Paguei R$296,73 pelo exame.

  8. Vítor Dolenkei

    Coletei o material em 13/09/2022 e a minha Unimed cobriu!!!

  9. Zalnedia Maria de Medeiros

    Hoje 26/12/22 o meu plano de saúde (sociedade beneficente Dezoito de julho), me negou este exame; agora tenho ir novamente atrás do médico pra ele dar uma declaração justificando o pedido do exame . Absurdo esse desgaste todo em cima do paciente, pais, penso que se o médico pede o exame é pq existe a necessidade dele, portanto, se a operadora não confia no médico descredencia ele. Simples assim…

  10. Luciana Cruz Coimbra

    Fiz esse exame ontem, dia 07/02/2023. Laboratório negou. Disse não ter cobertura. Tive que pagar. Meu convênio Vale-CVRD AMS. Mesmo com relatório médico.

  11. Janete Z.

    Boa noite, poderia informar onde realizou? Estou em São Paulo e não consigo fazer pelo convênio. Há discrepância de informações.
    Alguns pedem o CID, outros relatório. O aplicativo do convênio diz que tem que seguir a DUT 134. Não tenho relatório e não há CID no pedido. Obrigada