O projeto Bora Testar, criado para levar testes de diagnóstico às dez maiores favelas do país com o objetivo de ajudar na prevenção da saúde de sua população e gerar dados que traduzam a realidade desses territórios, chega a Heliópolis, a segunda comunidade a ser testada para a Covid-19 na cidade de São Paulo, por ação da campanha.
A testagem começará na sexta-feira, 2 de outubro e seguirá até o dia 5. José Marcelo da Silva, presidente da Ação Comunitária Nova Heliópolis, conta que até hoje os moradores da comunidade ainda não foram testados para o coronavírus. “Para nós é importante essa testagem. Quando o poder público não faz, a sociedade civil sempre se organiza. Estamos juntos apoiando a iniciativa”, afirma.
Para esta testagem, o Bora Testar contará com quatro equipes compostas por enfermeiros que serão responsáveis por triar e aplicar os testes. Desenvolvida por um grupo de médicos, a plataforma Ciente (https://app.ciente.net/covid/), em parceria com o projeto, auxilia na triagem por meio de um questionário e armazena dados, inclusive socioeconômicos, com o objetivo de traçar um retrato do impacto da pandemia nas favelas brasileiras.
“Todos os profissionais contratados temporariamente para a ação são selecionados na própria comunidade, uma maneira a mais que encontramos para dar apoio nesse momento de vulnerabilidade e desemprego”, conta Emília Rabello, uma das idealizadoras do projeto.
“Trabalhei no Hospital de Campanha de Barradas, em Heliópolis, como encerrou o contrato e estou desempregada no momento, esta é uma forma de continuar contribuindo com a comunidade”, diz Cleyce Mayze Silva Costa, uma das enfermeiras que vai trabalhar na testagem.
As próximas ações da Campanha Bora Testar estão programadas para a Cidade Tiradentes, em São Paulo e Rocinha, no Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é alcançar todo o Brasil, para isso contamos com a sociedade que se solidariza com a campanha”, afirma Claudia Daré, também idealizadora do projeto.
A Campanha Bora Testar conta com apoio de empresas solidárias e com uma plataforma de crowfunding para compra de testes e suporte logístico. Para contribuir com qualquer valor a partir de 10 reais, basta acessar a plataforma aqui. Conheça mais sobre o projeto nas redes sociais @boratestarcovid no Instagram e Facebook. (Com informações da Latam Intersect PR – 29.09.20)