Iniciativa leva médicos e enfermeiros residentes às ruas de São Paulo para atendimento à população em situação de rua

Segundo o Censo da População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, realizado no final de 2021, o número de pessoas em situação de rua saltou de 24.344 em 2019 para 31.884. Este levantamento se deu depois do início da crise sanitária deflagrada pela pandemia de coronavírus. O recenseamento feito em 2019 só teria de ser repetido em 2023. No entanto, considerando o agravamento da crise e a necessidade de oferecer respostas rápidas para apoiar essa população, a atual gestão se antecipou ao calendário e traçou o diagnóstico da realidade atual.

Com base neste contexto, uma ação, já em andamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde e com execução do Hospital Sírio-Libanês, levará até o outubro de 2023  mais de 100 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros residentes e egressos às ruas da capital paulista para oferecer atendimento humanizado a estas famílias, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) e com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar), através das Equipes de Consultório na Rua Bompar.

A iniciativa vem possibilitando que estes profissionais vivenciem o atendimento às populações mais vulneráveis, proporcionando uma experiência de cuidado integral à saúde em regiões com recursos limitados e/ou de acesso, que por vezes enfrentam dificuldade em fixar um profissional da área de saúde nessas localidades. Segundo a especialista de projetos do Sírio-libanês, Camila Barcelos, “antes da imersão, os participantes realizam um curso teórico sobre o assunto e um acolhimento pela equipe do projeto, que permite compreender um pouco sobre o que vivenciarão”.

A ação teve início no mês de julho de 2022 e será realizada até outubro de 2023, atuando nos bairros da capital paulista nos quais esta população está em maior número como:  Belenzinho, Brás, Mooca, Pari, Vila Nova York, Pinheiros, Lapa, Santa Cecília, Bom Retiro, Barra Funda, Sé, República e Nossa Senhora do Brasil, os quais compreendem os campos de atuação das Equipes de Consultório na Rua, dentro das Coordenadorias Regionais de Saúde, Sudeste, Oeste e Centro, como cenários de prática.

De acordo com Maira Larissa, residente participante do projeto, “ingressar nesse programa foi uma experiência além das minhas expectativas. Enquanto atendemos a população nos consultórios na rua, essas pessoas compartilham histórias de vida muito difíceis e o nosso propósito é levar o atendimento que almejamos e que elas merecem, de forma singular. Para isso, não podemos passar despercebidamente por uma pessoa em situação de rua”. Maira ainda conta que, nessas situações, “é difícil separar o profissional do pessoal, porque somos uma só pessoa: a minha profissão é somente o meu exercício – o que eu faço durante o dia. Não tem como eu não levar essas histórias para casa”, complementa a residente.

Já na visão da Responsável Técnica (RT) de enfermagem dos Consultórios na Rua Bompar/SMS-SP, Ana Paula Cruz Almeida, e do médico supervisor das equipes CNR do Bompar, Arlindo Frederico Júnior, a parceria com o PROADI-SUS representa uma oportunidade de expandir a atuação do trabalho na área da saúde com foco na Atenção Básica, como porta de entrada e garantia do direito de acesso ao serviço público. “O projeto tem dado a possibilidade de que os profissionais inscritos passem a olhar suas cidades e seu entorno com outros olhos, de modo que possam contribuir com tantos outros profissionais a experiência que estão vivenciando com as nossas equipes”, afirma Ana Paula. Arlindo reforça que a expectativa é garantir profissionais preparados e empáticos para expandir este trabalho em outras localidades: “Além de almejarmos que a residência seja multiprofissional, pois assim teremos a possibilidade de uma sensibilização mais holística com outros atores que podem contribuir com o cuidado integral das Pessoas em situação de rua”.

Para Rodrigo Wilson de Souza, gerente de projetos do PROADI-SUS pelo Sírio-Libanês, os residentes que atendem essa população atuam tanto na promoção e prevenção, como no tratamento e acompanhamento relacionado com doenças crônicas, saúde mental, planejamento familiar, acompanhamento de gestantes e de crianças. “Hoje, temos um contexto de famílias inteiras em situação vulnerável. Então as necessidades de atendimento mudaram e o projeto se adaptou a essa nova e preocupante realidade. Atender com equidade as necessidades da nossa população é uma luta diária, mas sabemos que esse tipo de ação tem um impacto extremamente importante na vida dessas pessoas”.

Esta iniciativa é uma entrega do projeto de Residências do Hospital Sírio-Libanês, que é executado por meio do PROADI-SUS via Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de  Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Sobre o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, no que tange ao Consultório na Rua Bompar/SMS

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Entidade Beneficente da Igreja Católica, completou 75 anos de luta pelos direitos das populações em situação de vulnerabilidade. São 52 equipamentos voltados ao atendimento de idosos, crianças, adolescentes, mulheres e pessoas em situação de rua.

O Núcleo Consultório na Rua Bompar, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de São Paulo é o responsável, há 18 anos, pela assistência integral às pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo. Hoje, são 25 Equipes constituídas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas, psicólogos, agentes de saúde e sociais de rua, auxiliares técnicos administrativos, de enfermagem e de saúde bucal, além do apoio dos motoristas, responsáveis pelo transporte de pacientes e equipe atuando em todas as seis Coordenadorias de Saúde do município.

Pessoas em situação de rua vivem em estado de vulnerabilidade extrema, favorecendo o aparecimento e desenvolvimento de várias doenças, inclusive do espectro emocional, as quais podem ter desfechos graves se não forem diagnosticadas, tratadas e acompanhadas. O trabalho destes profissionais visa a atenção integral, centrada na pessoa, com objetivos primordiais da inserção social saudável e exercício pleno da cidadania; um desafio diário no cumprimento dos Princípios do SUS.

Na visão da Gestora do Consultório na Rua Bompar/SMS, Marta Regina Marques Akiyama, a parceria com o Hospital Sírio-Libanês e PROADI-SUS é de fundamental importância no desenvolvimento de futuros profissionais de todo o Brasil, sensibilizados nas questões de saúde da população em situação de rua e defensores da causa, para tanto garante sempre as portas abertas para esta importante iniciativa. (Com informações da BCW – 02.02.23)

Anterio

Próximo