Anvisa zera fila de petições de testes para Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Gerência Geral de Produtos para Saúde (GGTPS), informou, na última sexta-feira (31/7) que zerou a fila de análise de petições de registro de testes para a detecção de Covid-19.

Foram quase 600 pedidos de registros recebidos pela instituição, entre março e julho de 2020, com 329 aprovações, 126 em fase de exigência técnica e 100 não atenderam aos requisitos e foram reprovados.

Os exames analisados pela Anvisa utilizam sangue, soro ou plasma ou amostras de secreções (nasofaringe e orofaringe). 

Em março deste ano, em caráter emergencial, a Anvisa publicou a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 348/2020, que teve como objetivo flexibilizar  os requisitos regulatórios para conferir mais agilidade aos processos de registro. Isso permitiu que um grande número de testes fosse analisado em curto tempo.

A Anvisa afirmou que recebe diariamente solicitação de avaliação de novos exames para detectar o novo coronavírus. Para isso conta com uma plataforma de Business Intelligence (BI) de produtos para diagnóstico in vitro da Covid-19. Por esta ferramenta é possível consultar informações como quantidade de pedidos deferidos, indeferidos, em análise, aguardando o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), entre outros.

Também pode ser consultada, alocada no portal da instituição, uma plataforma com a situação de análise das petições de CBPF de produtos para diagnóstico in vitro da Covid-19. (Com informações da Ascom/Anvisa – 04.08.20)

Anterio

Próximo