Presidente da CBDL/Aladdiv, Carlos Eduardo Gouvêa, modera debate da OMS sobre Convergência Regulatória de produtos para Saúde e mercado de IVD

A Coalizão Interamericana para a Convergência Regulatória, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas da indústria do segmento saúde, organizou, nesta terça-feira, 18 de maio, uma reunião virtual com convidados, entre eles, o presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e líder da Aliança Latino-americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv). O evento foi transmitido por ZOOM, das 10 às 12 horas de Brasília.

A agenda incluiu discussões sobre o setor de diagnóstico in vitro (IVD) e aspectos regulatórios entre países da América Latina, além da apresentação de três novos documentos publicados pela Organização Mundial da Saúde.

O dirigente da Aladdiv, Carlos Eduardo Gouvêa, moderou um debate entre Anita Sands e Letícia Megias (da OMS), que discorreram sobre o Guia para a vigilância pós-comercialização e para a vigilância de mercado dos dispositivos médicos, incluindo diagnósticos in vitro; e Marie Valentin, também da OMS, que dissertou sobre dois temas: Boas Práticas Regulatórias na regulação de produtos médicos e Boas Práticas de utilização de decisões regulatórias de outras jurisdições (Reliance) na regulação de produtos médicos – Princípios e considerações de alto nível.

Segundo Carlos Eduardo Gouvêa, a importância de moderar um evento desta magnitude, organizado pela Coalizão em conjunto com a OMS, é algo que fortalece de sobremaneira as iniciativas adotadas pela CBDL e ALADDIV na região, exatamente para fortalecer a regulação inteligente que promove o acesso a produtos inovadores, através de ferramentas mais modernas, como o “Reliance”, mas sempre com um olhar no monitoramento atento do mercado. (Com informações da Oficina de Mídia – assessoria de imprensa da CBDL – 19.05.21)

Anterio

Próximo