Novo método de baixo custo para o diagnóstico de tumores cerebrais em crianças

Pesquisadores do Laboratório de Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP propuseram uma nova tecnologia diagnóstica para a detecção de tumores cerebrais em crianças a um baixo custo.

A plataforma, desenvolvida pela startup Neogenys, sugere um método acessível a países em desenvolvimento.

De acordo com a pesquisa, a abordagem molecular, já usada em países desenvolvidos, é eficiente para definir o tipo e o subtipo do tumor e pode indicar um melhor tratamento (o tumor maligno do sistema nervoso central, comum em crianças, pode requerer diversas terapias).

No Brasil é aplicado o mesmo protocolo de tratamento a todos os casos. Desse modo, um paciente, por exemplo, que não precise de radioterapia pode receber o tratamento. “Ele acaba recebendo o tratamento que, mesmo eliminando o tumor, pode afetar a qualidade de vida da criança para sempre”, narra um dos pesquisadores.

Os pesquisadores deverão utilizar o laboratório do Hospital das Clínicas e o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, enquanto esperam o processo de incubação no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. A Neogenys foi selecionada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PIPE/Fapesp). (Com informações da Agência USP – 23.10.19)

Anterio

Próximo