Teste de anticorpos pós-vacina desenvolvido pela USP tem preço mais acessível

Um teste rápido, desenvolvido pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), propõe um custo cinco vez inferior aos testes comercializados, por volta dos 30 reais. 

Apelidado de “Teste Popular Covid-19”, o kit foi criado para facilitar o processo de testagens em massa no Brasil. O resultado fica pronto em dez minutos. 

O dispositivo será capaz de revelar se o paciente produziu anticorpos depois de ter tomado a primeira dose da vacina, o que pode ajudar o médico no acompanhamento de imunização.

O exame ainda passará pela regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a perspectiva é que esteja disponível em dois meses.

Os testes de anticorpos já existem no mercado e servem para as pessoas que desejam saber se já tiveram contato com alguém que foi infectado e agora está imune.

Para baratear a produção, a estratégia foi a otimização dos insumos e o uso de nanopartículas para situar os anticorpos. Segundo os pesquisadores, o novo teste requer menos reagentes e por isso tem um preço mais módico. 

“Temos que pensar na população brasileira, esse é o papel da USP. Todos os dias acordo feliz por ter o privilégio de coordenar uma equipe que está trabalhando incessantemente para produzir ciência de alto nível. A nossa ideia é que possamos fazer uma análise em massa da população, com um custo bem mais competitivo e viável para a nossa realidade econômica”, comentou o professor e coordenador da pesquisa, Frank Crespilho. (Com informações do G1 – 21.01.21)

Anterio

Próximo

1 Comentário

  1. Andrea Guará

    Boa noite
    Gostaria de mais informações sobre o teste . Qual a metodologia? Qual o tipo de amostra utilizada ?