SBPC/ML lança Nova Diretriz para Testes Laboratoriais Remotos

Realizado em setembro último em Fortaleza, Ceará, o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial foi palco para o lançamento da segunda edição, revista e atualizada, da Diretriz para a Gestão e Garantia da Qualidade de Testes Laboratoriais Remotos (TLR) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

 

Conhecido como Point-of-Care Testing ou POCT (na sigla em inglês), ou simplesmente como POC aqui no Braisl, o TLR é uma tecnologia cada vez mais utilizada nos serviços de saúde, principalmente quando é necessário obter uma resposta rápida, como ocorre com frequência nas unidades de emergência. No ambiente ambulatorial, os testes laboratoriais remotos também têm conquistado seu espaço no controle e acompanhamento do paciente. Um exemplo é seu uso para controlar a anticoagulação oral.

 

Coautor e um dos organizadores da publicação, o patologista Nairo Sumita, explicou que os TLRs permitem uma maior rapidez na resposta diagnóstica e uma consequente tomada de decisão médica mais ágil. “O laboratório clínico é responsável pelo uso e controle de qualidade desses dispositivos de acordo com as leis que regulamentam o funcionamento dos laboratórios no Brasil. O livro tem a função de orientar esses laboratórios sobre como a tecnologia deve ser implantada dentro dos serviços de saúde, como o controle tanto interno quanto externo da qualidade deve ser feito, para garantir o resultado exato e preciso”, disse, ressaltando que as Diretrizes também orientam sobre como fazer uso racional diário desses equipamentos, principalmente na interpretação dos resultados.

 

O livro é escrito em linguagem simples e aborda os aspectos práticos da aplicação e utilidade dos TLR, e traz, além de conceitos básicos, as orientações em relação à implantação e gestão desses dispositivos, a legislação em vigor, os requisitos de acreditação laboratorial e as aplicações mais recentes nas diferentes áreas da medicina laboratorial.

 

A 2ª edição de Diretriz para a Gestão e Garantia da Qualidade de Testes Laboratoriais Remotos (TLR) tem a participação de especialistas com grande experiência na área laboratorial e apoio das empresas Abbott, Hemocue, Mex Global Group, Radiometer e Roche.

 

 

(Com informações do portal Labnetwork – 15.10.15)

Anterio

Próximo