Anvisa reforça intercâmbio com Ministério da Saúde francês

Jarbas Barbosa, o diretor-presidente da Anvisa, recebeu nesta quarta -feira, 21 de outubro, a visita técnica de representantes do Comitê Econômico de Produtos de Saúde e da Alta Autoridade de Saúde do Ministério da Saúde da França. O objetivo do encontro foi o de fortalecer o intercâmbio de experiências em regulação econômica dos mercados de medicamentos e de produtos para a saúde.

 

Com esse intercâmbio, a Anvisa investe no fortalecimento da capacidade técnica de seus especialistas na proposição de soluções e de modelos para a regulação econômica de produtos para a saúde e de preços de medicamentos no Brasil.

 

A cooperação técnica entre Brasil e França possibilita acesso a detalhes do modelo francês de regulação do mercado de produtos para a saúde, além da busca para atender às demandas do Poder Legislativo, que instaurou, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o mercado das órteses e próteses, na Câmara e no Senado.

 

No campo da regulação econômica de medicamentos, a aproximação com o modelo francês será fundamental para a reflexão sobre a cesta de países que a SCMED utilizará para pesquisa de preços internacionais de medicamentos.

 

A parceria também permitirá que o Brasil tenha acesso à experiência exitosa do governo francês na regulação de preços de OPME e no modelo de regulação de preços de medicamentos, além de possibilitar respostas mais eficientes que levem a propostas de medidas regulatórias para o mercado de produtos para a saúde.

 

 

(Com informações do portal da Anvisa – 21.10.15)

Anterio

Próximo