Ph.D. e mestre em oncologia fala sobre o novo exame molecular que detecta precocemente vários tipos de câncer

Cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, produziram o primeiro exame de sangue que pode detectar vários tipos de câncer, além de poder identificar em qual tecido a doença se originou.

Segundo o Dr. Wesley Pereira Andrade, Ph.D. e mestre em oncologia, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o teste, em fase de validação clínica, promete identificar alterações moleculares no processo da carcinogênese. “Seria como uma impressão digital do câncer uma vez detecta alterações moleculares precoces que se correlacionaram com diversos tipos de cânceres como o de estômago, esôfago, intestino, pulmão e fígado”, relata o especialista. O exame é baseado na pesquisa de DNA (ou RNA) tumoral circulante no sangue.

De acordo com o médico, o exame analisa o perfil de metilação do DNA (material genético) oriundo de um possível tumor. “As células quando estão ficando doentes entram em um processo de multiplicação constante. Células nascem, células morrem. Quando elas morrem liberam um material genético na corrente sanguínea. O novo teste é um avanço e permite identificar o material genético estranho ao organismo”, conclui o médico.

Esses testes ainda estão em fase de estudo e de validação clínica, mas certamente será a nova fronteira da oncologia para o rastreamento / diagnóstico ultra precoce de câncer e monitorização daqueles que já têm o diagnóstico e estão em tratamento oncológico. (Com informações da Oficina de Mídia – 30.06.22)

Anterio

Próximo