Pesquisadores da Unicamp desenvolvem spray sanitizante para coibir infecção do novo coronavírus

Um spray com nanopartículas de prata, desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dos Institutos de Química, Biologia e Física,  pode ajudar a coibir o alastramento do novo coronavírus.

O produto deve ser utilizado como agente sanitizante para superfícies de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) hospitalares, o que pode permitir o reuso dos materiais.

Segundo Ljubica Tassic, pesquisadora e professora de Química da Unicamp, as nanopartículas de prata contam com poder antimicrobiano com potencial antibactericida, já que estas partículas podem agir contra outros tipos de vírus como HIV, HBV e influenza.

“A formulação está pronta e temos resultados preliminares promissores. Nas próximas semanas, vamos ter conhecimento de como agem as nanopartículas contra modelos celulares in vitro. Esperamos poder propor um agente sanitizante que pode deixar superfícies seguras para reuso. Até o momento, temos a formulação de um spray com boa aderência e que não deixa cheiro”, comentou a pesquisadora.

A equipe multidisciplinar de pesquisadores da Unicamp, no início da pandemia no Brasil, em março, começou a trabalhar em um produto que pudesse inibir a infecção ou o espalhamento do SARs-CoV-2. Em abril, o Instituto de Biologia começou os testes para avaliar a ação das nanopartículas de prata e os resultados foram positivos.

O uso do spray de nanopartículas de prata poderá ser mais uma arma de desinfecção e proteção contra o Covid-19, somado à lavagem das mãos, máscaras, álcool 70 e em gel.

“Precisamos trabalhar mais forte para buscar métodos de proteção e novos sanitizantes e materiais que podem ser úteis para desinfecção”, conclui Ljubica. (Com informações do Correio Popular de Campinas – 08.06.20)

Anterio

Próximo

4 Comentários

  1. Lila Studart

    Aonde posso comprar?

  2. Marcio

    Seria possível achar esse produto em fórmula líquida, assim colocar em uma atomizadores virando pequena goticulas

  3. Leila

    Já tem para vender? Loja física ou internet?

  4. Graça Oliveira

    Acabei de ver uma live do Dr. Peter Liu com a Dra Sabrina Heupa, falando sobre essa pesquisa da Dra. Ljubica.
    Gostaria de saber onde posso encontrar esse produto?

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é sanitizante? - Insetkan - […] A Higiene e a Sanitização dos Alimentos – Portal EducaçãoPesquisadores da Unicamp desenvolvem spray sanitizante para coibir infecção do…