HC-FMRP da USP desenvolve teste rápido molecular que identifica tuberculose em duas horas

Um teste rápido molecular, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Molecular em Tuberculose CPM-TB, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP, é capaz de detectar o bacilo da tuberculose em apenas duas horas. A ação pode aliviar mais rapidamente os leitos de UTI com respiradores que podem ser direcionados aos pacientes de Covid-19.

A pesquisa “Tomada de decisão para alta de pacientes em salas de isolamento de infecções transportadas pelo ar: o papel de uma única estratégia GeneXpert MTB/RIF no Brasil” foi realizada a partir do mestrado do biomédico Lucas José Bazzo Menon.

Atualmente, a baciloscopia é feita quando o paciente tem suspeita de tuberculose. O exame é feito com coletas de escarro do paciente que é internado até que saia o resultado, em torno de quatro dias.

“Às vezes, o indivíduo pode ter tuberculose, mas o teste dá negativo. Quando eu coleto três amostras, eu tenho mais segurança de que aquele indivíduo que está tossindo, está com febre, que tem alteração no raio-x do pulmão, não tem uma tuberculose que está transmitindo”, comentou o infectologista Valdes Roberto Bollela, médico que participou do estudo.

Os testes rápidos moleculares são disponibilizados pelo Ministério da Saúde desde 2014, no entanto os três exames de baciloscopia têm um preço inferior ao teste rápido, mas os benefícios que um teste rápido traz tornam o custo menos oneroso. (Com informações da Agência USP – 03.06.20)

Anterio

Próximo