Perguntas e respostas rápidas sobre os testes disponíveis para Covid-19

O portal G1 publicou um  questionário sintético a respeito das diferenças entre os diferentes testes para detecção do novo coronavírus. 

Há dois tipos de exames que estão disponíveis nas redes públicas e privadas para o diagnóstico de Covid-19. Um deles é o RT-PCR, teste que pode identificar o material genético do vírus que se encontra no organismo. 

Já os testes rápidos, também chamados de imunocromatográficos, podem aferir a resposta do sistema imunológico ao vírus, isto é, identificam se organismo criou anticorpos contra o mal. 

De acordo com o médico hematologista, Rafael Jácomo, o RT-PCR é indicado às pessoas que estão no início da infecção. Esse é um exame que pode ser feito já nos primeiros dias de sintomas e, a partir do momento que o vírus desaparece do organismo, ele, obviamente, não vai ser mais capaz de detectar”, disse. 

Com relação aos testes rápidos que estão sendo realizado também em farmácias, são indicados aos pacientes que apresentam sintomas há mais de dez dias por conta da formação dos anticorpos (IgM/IgG) detectados pelo exame. “O teste rápido tem obviamente a grande vantagem de poder dar um resultado veloz para o paciente. Porém, a interpretação dele é sim ou não e depende de alguns fatores”, frisou Jácomo, que também alertou sobre a possiblidade de um falso negativo nos exames. 

Abaixo estão as questões e as respostas publicadas pelo G1: 

Teste RT-PCR

         Para que serve?

Os testes RT-PCR buscam identificar o material genético do vírus no corpo humano. 

         Quando é recomendado fazer o teste?

O exame pode ser feito a partir do 1º dia até o 10º dia de sintomas.

Como funciona o exame?

É coletado um material da garganta e do nariz do paciente através de um swab – instrumento parecido com um cotonete – que, em seguida, é encaminhado a um laboratório. 

Quando sai o resultado?

O resultado sai em até 48 horas. 

Teste Rápido

Para que serve?         

O teste verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus, isto é, a presença dos anticorpos (IgG e IgM) no corpo humano após o contato com a Covid-19.

Quando é recomendado fazer o teste?

O teste pode ser realizado a partir do 10º dia de sintomas.

Como funciona?

É coletada uma gota de sangue do paciente. O material é colocado em contato com um reagente que detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19.

 Quando sai o resultado?

O resultado sai em até 30 minutos.

 (Com informações do G1 – 01.06.20)

Anterio

Próximo

1 Comentário

  1. Endrineide Caja Costa Rezende

    Estou me sentindo mal estou com dor na face inteira dor de cabeça e muitas outras coisas