Notícias

Novartis e Fiocruz promovem webinar sobre doenças negligenciadas

A Novartis, líder global em medicamentos e inovações tecnológicas, realizará em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o 1º Simpósio de Doenças Negligenciadas Fiocruz-Novartis: foco em doença de Chagas e Hanseníase, que ocorrerá no dia 18 de novembro, das 9 às 12h30. O evento, aberto ao público, acontecerá no formato online e pretende atingir profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos, pacientes e pessoas interessadas no tema das doenças negligenciadas. Para participar, será necessário se inscrever pelo site do evento. 

O Simpósio vai abordar temas como a importância de políticas públicas para doenças negligenciadas e a abordagem integral no cuidado com pacientes, além de contar com duas sessões específicas com foco em doença de Chagas e hanseníase. Renato Carvalho, CEO da Novartis Brasil, e Marco Aurelio Krieger, vice-presidente da Fiocruz, farão a abertura do evento. 

O Brasil é o segundo país no ranking mundial de hanseníase e registrou 312 mil casos novos da doença nos últimos 10 anos, perdendo apenas para a Índia1. Já a doença de Chagas afeta mais de 1 milhão de pessoas no país2.  

O Simpósio marca o compromisso das duas instituições em contribuir para a eliminação dessas doenças como problema de saúde pública buscando a inovação e promoção da saúde.  A parceria para a realização do evento é resultado de um Memorando de Entendimento assinado entre a Fiocruz e a Novartis visando à cooperação internacional para o desenvolvimento de atividades nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, comunicação, informação, gestão e políticas no campo da saúde, com foco em doenças negligenciadas. 

Entre outros projetos da Novartis estão a doação de medicamentos para tratamento contra a hanseníase no Brasil, que há 2 décadas é feita através da OMS e a “Carreta Novartis da Saúde” em conjunto com o Ministério da Saúde, que há mais de 10 anos ajuda a eliminar a hanseníase no Brasil. Adicionalmente, em parceria com Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI),  a Novartis está conduzido o primeiro grande estudo clínico avaliando um potencial tratamento para insuficiência cardíaca especificamente em pessoas afetadas pela doença de Chagas. 

“A parceria da Novartis e Fiocruz é um importante passo no nosso compromisso na frente das doenças negligenciadas, como a hanseníase e doença de chagas, enfermidades ainda prevalentes na população brasileira. O webinar é uma das primeiras ações dessa parceria e um momento importante de diálogo com foco em fortalecer a cooperação entre diversos atores na busca por soluções que fortaleçam o sistema de saúde para a prevenção e tratamento dessas doenças e atenção aos pacientes”, afirma Renato Carvalho, Presidente da Novartis Brasil.  

Serviço: 

1º Simpósio de Doenças Negligenciadas Fiocruz-Novartis: foco em doença de Chagas e Hanseníase 

18 de novembro de 2021 

9h às 12h30 

Plataforma OneConference Novartis 

Faça sua inscrição gratuita aqui: link (https://survey.alchemer.eu/s3/90395965/Pagina-de-Inscricao

Referências:  

1 Brasil. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/janeiro-roxo-e-o-mes-da-conscientizacao-sobre-a-hanseniase. Acesso em 4 nov. 2021  

2 World Health Organization. Chagas disease in Latin America: an epidemiological update based on 2010 estimates. Wkly Epidemiol Rec. (2015) 90:33–44  (Com informações da Edelman – assessoria de imprensa da Novartis – 17.11.21)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whitebook of Brazilian laboratory diagnosis

Download here!

Livro Branco

Faça o download abaixo!