Maioria dos pacientes crônicos descobre a doença depois de instalada, revela pesquisa

Créditos: Thiago Duran

Uma pesquisa, encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), deu mostras que a maioria dos pacientes (72%) acometidos por doenças crônicas só descobriu a enfermidade após o surgimento dos sintomas. 

A apuração, que ocorreu entre os dias 28 de março e 7 de abril, nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, ouviu 400 pessoas maiores de 18 anos.

“Quando o paciente apresenta sintomas é sinal de que a patologia já está instalada. Logo, a população não está realizando exames clínicos e laboratoriais básicos como forma de prevenção, mas sim de diagnóstico”, comentou Wilson Shcolnik, presidente da SBPC/ML.

No tocante à prevenção de moléstias, 96% dos entrevistados percebem a importância dos exames laboratoriais como forma de prevenir enfermidades.

Com relação aos pacientes crônicos, quase metade, 48%, acham que deveriam realizar exames preventivos e, 40% acreditam que deveriam se submeter a exames complementares.

Na opinião do presidente da SBPC/ML, um paciente doente custa sete vezes mais ao SUS do que um paciente saudável. “Conclui-se que a realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente”, concluiu. (Com informações da Advice/Oficina de Mídia – 30.5.2019)

Anterio

Próximo