Pesquisa mostra que apenas 17% dos pacientes acham que os médicos pedem mais exames do que o necessário

A polêmica sobre a subutilização e a superutilização de exames laboratoriais (Overuse X Underuse) parece que chegará ao fim com o resultado da última pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

De acordo com o estudo, apenas 17% dos pacientes acham que os médicos solicitam mais exames que o necessário. “A pesquisa deu mostras que a questão da superutilização, defendida por muitas autoridades do setor, não apresentou evidências”, declarou o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik.

Muitas vezes, os médicos recomendam a realização de exames laboratoriais, não só para descartar doenças, mas como forma de preveni-las, o que pode configurar desperdício. “Mas, os resultados de exames tidos como normais não representam desperdícios. Eles devem ser comemorados, uma vez que são capazes de prevenir as doenças”, frisou o dirigente.

A realização de exames laboratoriais, segundo os números da pesquisa, parece figurar, cada vez mais, como um fator de extrema importância. 95% dos entrevistados acreditam que a realização de exames laboratoriais são muito úteis para tratar e controlar doenças.

Com relação aos pacientes crônicos, 64% afirmam que controlam suas enfermidades por meio de testes e exames laboratoriais.

A pesquisa encomendada pela SBPC/ML ouviu 400 pacientes, das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre 28 de março e 7 de abril. (Com informações da Advice/Oficina de Mídia – 30.5.2019)

Créditos da Imagem: Thiago Duran

Anterio

Próximo