Kit molecular para o diagnóstico conjunto de zika, dengue e chicungunya é registrado pela Anvisa

O teste molecular ZDC Biomol (zika, dengue e chikungunya), desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), finalmente obteve o registro da Anvisa para o diagnóstico na fase inicial das infecções. O kit, oferecido pela Fiocruz, deve ser disponibilizado ao SUS.

O exame é feito por meio da técnica PCR em tempo real e representa um verdadeiro avanço no diagnóstico das doenças, já que incorpora, em um mesmo teste, quatro tipos de dengue, além do zika e chikungunya.

“Estamos entregando para a sociedade brasileira os testes mais avançados e completos disponíveis com a incorporação de tecnologia de ponta. A Fiocruz e o Ministério da Saúde têm se esforçado continuamente na oferta de soluções e tecnologias para o enfrentamento das arboviroses no Brasil”, destacou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Marco Krieger.

Já Pedro Barbosa, diretor-presidente do IBMP, comentou sobre as novas perspectivas sobre o acesso da população às soluções laboratoriais modernas. “Esse kit seguramente é o primeiro de muitas soluções novas que seguiremos entregando à sociedade. Existimos para entregar soluções em saúde e contribuir com o aumento do acesso da população a serviços e produtos de saúde de qualidade. Seja na produção e no desenvolvimento, temos aperfeiçoado nossa contribuição ao SUS e a saúde do país”, finalizou. (Com informações da Agência Fiocruz – 24.10.19)

Anterio

Próximo