Assinado acordo entre as autoridades reguladoras do BRICS

Um acordo entre as agências reguladoras do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, acaba de ser assinado nesta última quarta-feira (23/10), durante o encerramento da 5ª reunião das Autoridades Reguladoras de Saúde do BRICS, realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Intitulado “Memorando de Entendimento entre as Autoridades Reguladoras de Saúde do BRICS”, o documento objetiva estimular o relacionamento entre as nações na área de regulação sanitária.

“A reunião foi muito importante porque, ao congregar países que possuem afinidades populacionais e na sua produtividade podemos juntos buscar soluções para problemas comuns. E essa reunião especificamente marcou avanços no sentido de buscarmos soluções de suporte uns aos outros em questões muito importantes, como os eventuais desabastecimentos de produtos para saúde, dos quais ninguém está livre ou imune”, declarou o diretor da Anvisa, Antônio Barra.

O dirigente também mencionou vários pontos convergentes entre os países como vacinação e  criação de normas. “Também há questões importantes como a da cobertura vacinal, que precisa ser, logicamente, ampla e sempre confiável ao longo dos anos, além da maior transparência entre os instrumentos regulatórios para que possamos nos apoiar, não só nas construções de nossas próprias normas como também com vistas a possibilidades de mercado”, comentou ele.

A representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross, comentou sobre o aspecto da convergência regulatória entre os países do grupo. “A convergência pode trazer mais inovação, de forma mais rápida, e melhor controle de produtos”, concluiu. (Com informações da Ascom/Anvisa – 24.10.19)

Anterio

Próximo