Estudo premiado sobre câncer de mama confere mudanças na indicação de tratamento

Uma pesquisa inédita, realizada pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington  em conjunto com o Grupo Fleury, sobre câncer de mama, recebeu o Prêmio Jorge Marsillac, durante o XXII Congresso Brasileiro de Mastologia, em abril, no Rio de Janeiro.

No estudo, 111 pacientes do Hospital Pérola Byington, com câncer de mama em estágio inicial, foram encaminhadas para a realizar o teste genômico Oncotype DX, produzido pela empresa norte-americana Genomic Health e distribuído no Brasil pelo Fleury. Este diagnóstico pode conferir um detalhamento acerca da agressividade do câncer mamário e possibilita a previsão das respostas dos tumores aos tratamentos disponíveis.

“Na grande maioria dos casos, o resultado do teste diagnóstico possibilita mudanças na indicação do tratamento que trazem uma grande melhoria na qualidade de vida das pacientes pela redução dos efeitos colaterais e das toxicidades decorrentes da quimioterapia”, comentou Edgar Rizzatti, diretor executivo Médico e Técnico do Grupo Fleury.

Ao retirar as mulheres do tratamento com quimioterapia, de acordo com o estudo, isso propiciou uma economia de R$ 420 mil ao Hospital.  “Com a amostragem apresentada foi possível comprovar o custo-efetividade de um diagnóstico personalizado em câncer de mama para a cadeia de saúde de modo geral”, opinou o professor Luiz Henrique Gebrim, mastologista e diretor do Hospital Pérola Byington. (Com informações do Labnetwork – 2.5.19)

Anterio

Próximo