É preciso diagnosticar seu negócio. Estratégias salutares para o segmento de DIAGNÓSTICO

Acompanhamos, ao longo desses anos, uma evolução muito expressiva do setor de medicina diagnóstica no Brasil, tanto pela crescente demanda, como principalmente pelos avanços tecnológicos nessa área.

Tantas inovações e tecnologias de ponta tornaram todo o processo mais ágil, com menos desperdício, mais qualidade, precisão e ainda aumentou a escala. No entanto, a fórmula para o sucesso não é assim tão fácil. Mesmo dentro de um cenário extremamente favorável, os desafios de gestão são muitos, por isso a importância de se ter estratégias assertivas e uma equipe engajada que entenda e coloque em prática as ações necessárias.

Primeiro é importante entender que de nada adianta uma ideia na cabeça sem um plano traçado. Por mais que você acredite que sabe o que fazer, que entende do seu negócio, ter um plano e um propósito definidos é o que vai fazer sua empresa chegar mais longe.

Após ter a consciência que investir em conhecimento constante é o seu grande diferencial para atingir grandes resultados, vamos entender alguns passos que você pode seguir.

Comece realizando um diagnóstico do seu negócio. Apesar de serem especialistas em diagnosticar, muitas empresas desse setor acabam negligenciando o estudo da situação atual do empreendimento. Dedique-se a entender seus dados financeiros, como sua marca é vista, o nível de satisfação dos seus clientes, índices fundamentais que devem ser expostos logo em um primeiro momento. Afinal, você tem que conhecer como anda realmente a sua empresa para poder seguir em frente.

O outro passo é elaboração do planejamento em si. Qualquer estratégia depende de metas, isto é, dê preferência às metas realistas uma vez que nessa etapa é que você define seus objetivos, metas e ações.

O planejamento engloba a análise de mercado e da concorrência, além de processos operacionais e financeiros, por isso, invista ao máximo nessa etapa e já desenvolva os indicadores de desempenho para mensurar as metas realizadas e preparar novas ações dentro de um cronograma.

A preocupação com o bem-estar dos seus pacientes é um passo muito importante, aposte em atendimentos humanizados e personalizados. Também incentive ações preventivas de doenças e tenha um marketing que comunique os valores da sua empresa.

Para que todo o planejamento atinja os resultados esperados, sua equipe tem que viver a missão, visão, valores e propósito do seu negócio. Crie programas de capacitação para seus colaboradores, estabeleça uma cultura organizacional e busque sempre manter os melhores profissionais.

Claro que dentro de um setor que se relaciona diretamente com a inovação, ter uma ótima visão de futuro é essencial. Então, esteja sempre atento à novas tecnologias, com investimento em Inteligência Artificial, por exemplo.

Contudo, percebemos como o setor de diagnósticos é promissor e como também requer atenção à estratégia de negócio de forma regular, afinal, pertence a um cenário em constante inovação.

Estamos vivendo um momento de grandes mudanças na cultura digital, por essa razão, um planejamento estratégico vai nortear suas ações e alcançar resultados muito mais satisfatórios.

*Rogério Magalhães é mentor e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Marketing pela FGV, e em estratégia de marketing pela Universidade de La Verne (Califórnia – Estados Unidos). Atualmente é mentor em negócios na área médica

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1 Comentário

  1. Maria christina

    Super materia !