Diretor Científico da SBPC/ML explica como a entidade propõe a incorporação de testes ao rol da ANS

Neste último dia 8 de setembro, o 2º Congresso Virtual da SBPC/ML trouxe uma mesa redonda intitulada “O laboratório clínico e as novas tecnologias: o futuro já chegou”. Como o próprio título sugere, foram apresentadas tecnologias que estão em alta, sendo bastante usadas já no Brasil.

O Dr. Álvaro Pulchinelli, diretor científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) falou sobre “Incorporação e precificação de novas tecnologias e biomarcadores”.

O médico falou que os princípios da avaliação tecnológica em saúde são uma grande pedra de apoio, base na qual os gestores de saúde sustentam suas decisões para incorporar novas tecnologias em saúde. Um dos pontos de preocupação é viabilidade econômica. Para a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) incorporar exames no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) ela precisa demonstrar evidências econômicas de que é sustentável para o sistema.

Entre os diversos tópicos de abordagem está a comparação da nova tecnologia com anterior, a fim de provar que ela é superior do ponto de vista clínico e para o paciente. São apresentados cálculos financeiros de testes por eficácia/padrão/sensibilidade, custo-benefício, bem como índices de falso positivo/negativo e verdadeiro positivo/negativo, capacidade territorial de aplicação do teste, entre outros.

Para incorporar os exames, é preciso trabalhar lado a lado com a Associação Médica Brasileira (AMB), Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) no Sistema Único de Saúde (SUS) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“A SBPC/ML fez várias propostas para a inserção de exames no rol da ANS em 2020. Foi a segunda entidade que mais fez propostas, perdendo apenas para a oncologia. A pandemia permitiu que fossem feitas incorporações emergenciais, como os testes de sorologia, de influenza e os de antígeno”, explica o médico. Hoje, a entidade está submetendo o teste Multiplex Sindrômico, que está em análise pela ANS, e os de anticorpos neutralizantes. “Incorporamos o Teste IGRA na CONITEC e agora submetemos a hemoglobina glicada” finaliza. O 2º Congresso Virtual da SBPC/ML será realizado até o dia 11 de setembro. Para mais informações, acesse o site https://congressovirtualsbpcml.eventslab.com.br/ (Com informações da Advice Comunicação Corporativa – assessoria de imprensa da SBPC/ML – 16.09.21)

Anterio

Próximo