Cientistas desenvolvem exame de sangue que prevê se o paciente com Covid necessitará de ventilador

Um exame de sangue, desenvolvido pela Universidade da Faculdade de Medicina da Virginia, nos Estados Unidos, é capaz de prever se um paciente precisará de um ventilador, caso seja infectado pelo Covid-19.

O estudo foi realizado com 57 pacientes com coronavírus que precisaram do ventilador. Os pesquisadores compararam as amostras de sangue destes pacientes com os que não precisaram do aparelho. Na análise, os cientistas descobriram que os níveis sanguíneos de uma citocina são preditivos, e isso pode provocar uma hiperinflamação nos pulmões.

“A resposta imune que descobrimos, isto é, prever uma grave falta de ar na covid-19, é conhecida em outras doenças pulmonares por causar danos”, comentou Bill Petri, um dos autores do estudo.

Na pesquisa, os cientistas também acharam níveis mais altos de duas citocinas em pessoas com alto grau de açúcar no sangue, o que explica a causa de os diabéticos terem uma piora significativa na doença.

Esta descoberta sobre a citocina pode ajudar a entender como o sistema imunológico pode reagir ao coronavírus e auxiliar a produzir novas terapias contra a enfermidade. (Com informações do Viva Bem – UOL – 03.07.20)

Anterio

Próximo