CEGH-CEL da USP produz teste para Covid-19 apenas por saliva

Um teste novo, capaz de detectar o novo coronavírus pela saliva, foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da Universidade de São Paulo (USP).

Inicialmente, o exame poderá ser realizado, ao custo de 90 reais, em moradores da cidade de São Paulo. Para isso, será necessário ir à instituição coletar a amostra. Para quem decidir fazer a autocoleta e enviar para análise, um serviço será disponibilizado para a retirada e entrega, no entanto, o custo vai para 150 reais.

O kit poderá ser solicitado por meio de um cadastro em um link disponível no site do CEGH-CEL, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela Fapesp no Instituto de Biociências (IB-USP) pelo endereço: https://genoma.ib.usp.br/

“Inicialmente realizaremos no máximo 90 testes por dia, por ordem de cadastro, cujos resultados serão disponibilizados em até 24 horas”, comentou a pesquisadora do CEGH-CEL e coordenadora do projeto,  Maria Rita Passos-Bueno.

A técnica desenvolvida pelo CEGH-CEL é alternativo ao teste de RT-PCR, padrão-ouro da OMS para a detecção da Covid-19 durante a fase aguda. Segundo a coordenadora, o novo teste segue as diretrizes determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O teste de saliva é baseado em uma técnica molecular chamada RT-LAMP , usada ao diagnóstico de doenças infecciosas como dengue, chikungunya, hepatite A e zika. Todavia, este teste não requer a extração do RNA do vírus para ser detectado, ao contrário do RT-PCR.

“Conseguimos desenvolver as enzimas necessárias para a realização desse processo, que são os principais insumos do teste, por meio de um trabalho desenvolvido pelo professor Shaker Chuck Farah, do Instituto de Química da USP”, frisou Maria Rita.

A coleta presencial poderá ser feita no CEGH-CEL (Rua do Matão, travessa 13, no. 06, Cidade Universitária, Butantã). (Com informações da Agência Fapesp – 01.12.20)

Anterio

Próximo