Analisador de proteínas da Binding Site otimiza o trabalho e garante segurança nos resultados

Com uma ampla variedade de recursos inteligentes, o Optilite, analisador de proteínas plasmáticas da Binding Site, empresa associada à CBDL, é completamente otimizado para criar simplicidade a partir de complexos processos analíticos. Com isso, é possível potencializar o trabalho de análise garantindo segurança aos resultados.

Reconhecido e utilizado em diversos países, o Optilite está presente em 15 locais no Brasil – entre laboratórios, universidades e hospitais – e em outros 40 lugares da América Latina. No mundo todo já há mais de mil unidades instaladas.

No Brasil, o Optilite já está na rotina de grandes laboratórios como no Diagnósticos da América (Dasa), Grupo Fleury Medicina e Saúde, Diagnósticos do Brasil (DB), Senne Líquor Diagnósticos e Neurolife.

E também em outros hospitais e instituições de renome, tais como INCA – Instituto Nacional de Câncer, órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, Hospital Albert Einstein, Hospital das Clínicas (HC/USP) e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

“É um aparelho que para mim está sendo excelente trabalhar, é simples e bem tranquilo de manusear. A estabilidade onboard do reagente é muito boa”, relata Leonardo Ferreira, do HUCFF/UFRJ.

Destaque

A plataforma ganhou destaque na área clínica e laboratorial porque integra uma poderosa tecnologia a um software inteligente, tornando-se capaz de empregar os kits fabricados pela Binding Site destinados a três importantes áreas da Saúde: Gamopatias Monoclonais, Esclerose Múltipla e Imunodeficiências Primárias/Secundárias.

Essas doenças são de difícil diagnóstico, o que aumenta a importância de se realizar exames que contribuem efetivamente na conduta médica, com biomarcadores especiais, indicando ou descartando as possibilidades dessas doenças. 

“Estamos trabalhando com o Freelite e a resposta dos médicos que utilizam esse exame está sendo muito boa, eles estão muito satisfeitos. Uma grande surpresa pra nós também foi o kit de CH50. A estabilidade dos resultados está ajudando muito e agilizando também, porque era uma técnica demorada, manual e esse equipamento é bem rápido e tranquilo de trabalhar, estamos muito satisfeitos com o Optilite”, ressalta Ferreira.

Menu do analisador de proteínas Optilite

Especializada em produtos para a área de proteínas plasmáticas, a Binding Site é mundialmente reconhecida pelo desenvolvimento, produção e comercialização de kits para dosagem de biomarcadores utilizados em diversas áreas.

Em Onco-Hematologia, produz os tradicionais Freelite (dosagem de cadeias leves e livres Kappa (κ) e Lambda (λ) em soro) e Hevylite (dosagem dos isotipos entre as cadeias leves e pesadas das imunoglobulinas- IgG, IgM e IgA).

Na mesma área o menu contempla as Imunoglobulinas (IgG, IgA, IgM, IgD, IgE), as Subclasses de Imunoglobulinas (IgG e IgA), Beta-2 microglobulina, Haptoglobina.

Para a área de Neurologia, o Optilite realiza exames de Albumina, IgG, IgA, IgM todas para o líquor, além do Freelite Mx, que faz a dosagem de cadeias leves e livres Kappa (κ) e Lambda (λ) em amostras de líquor.

Os especialistas da Nefrologia, também podem se beneficiar com exames para medição de Beta-2 microglobulina soro/urina, Cistatina, Transferrina, IgG, Albumina e o Freelite® específico para amostras de urina.

Com um menu abrangente, o Optilite atende as demandas de exames específicos para as Imunodeficiências, com reagentes fundamentais para avaliação do Sistema do Complemento (CH50, C1 inativador, C1q, C2, C3c, C4 e CH50), as Imunoglobulinas e Subclasses de IgG (IgG1, IgG2, IgG3, IgG4) e IgA (IgA1 e IgA2).

Ainda, a área de Clínica Geral não poderia ficar de fora. A plataforma é capaz de quantificar outras proteínas plasmáticas específicas, tais como Ceruloplasmina, Alfa-1 antitripsina, Alfa-1 glicoproteína ácida,  Alfa-2 macroglobulina, Prealbumina, Proteína C Reativa (PCR), Anti-estreptolisina O, Apolipoproteína A-1, Apoliproteía B, Lipoproteína e Fator reumatóide.

Cada ensaio foi desenvolvido especificamente para ser utilizado no Optilite, a fim de assegurar o melhor desempenho e segurança dos resultados.

Recursos e benefícios

Com um tamanho ideal, essa plataforma de bancada oferece inúmeros recursos, entre eles:

– Intervalos de medição amplos e clinicamente relevantes, com etapas de diluição mais abrangentes, possibilitando a redução do número de testes necessários para se obter o resultado final, o que gera economia de tempo, de reagentes e demais recursos.

– Proteção garantida contra o excesso de antígeno, proporcionando maior confiança em seus resultados.

– Calibração de acordo com as normas internacionais mais recentes para assegurar resultados confiáveis e rastreáveis.

 – Reagentes líquidos – sempre que possível, os reagentes são líquidos e prontos para usar, reduzindo o tempo de manipulação no laboratório e aumentando a produtividade e a eficiência.

Sua utilização traz benefícios tanto para os médicos, ao possibilitar um diagnóstico mais rápido e preciso, como para os pacientes, que têm a oportunidade de um tratamento mais assertivo, e também para os laboratórios, que podem ampliar o seu escopo de atuação e se destacar no mercado.

Para Leonardo Ferreira, os benefícios vão para além da plataforma. “Até o serviço de assessoria científica tem sido muito legal, todas as dúvidas têm sido sanadas e o equipamento está funcionando muito bem. Estamos muito satisfeitos”, finaliza. (Com informações da Binding Site – 28.07.21)

Anterio

Próximo