Políticas farmacêuticas nos BRICS e propostas para o Brasil será temário de evento internacional

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) por meio do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio do grupo de pesquisa SEM (Saúde, Sociedade, Estado e Mercado) do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), realizarão nos dias 16 e 17 de outubro, o I Seminário Internacional, que terá como temática, “Políticas Farmacêuticas nos BRICS+ e possíveis propostas de ação para o Brasil”. O evento  será realizado presencialmente na UERJ, com transmissão online pelo YouTube.

O grupo SEM desenvolve estudos e pesquisas em economia política da saúde, voltados para a transformação social no Brasil por intermédio do resgate do papel indutor do Estado no desenvolvimento econômico, tecnológico e social. A estratégia principal é refletir sobre a dependência econômica, comercial e tecnológica observada no setor da saúde. O grupo de pesquisa, que oferece também disciplinas de pós-graduação e oficinas em congressos científicos nacionais, já organizou dois seminários nacionais (2022 e 2023), além de já ter produzido livros, artigos e capítulos de obras sobre o tema.

“Em 2024 temos o objetivo de discutir mais profundamente a experiência brasileira no setor da indústria farmacêutica, com destaque para parcerias e para produção pública, e temos interesse em debater as experiências internacionais de países que tem se destacado no setor. Como resultado, esperamos identificar oportunidades de parcerias científico-tecnológicas e comerciais entre os países que integram o BRICs+ e todo o Sul Global, e ainda, fornecer subsídios para políticas públicas relacionadas à assistência farmacêutica no Brasil”, ressaltou o professor de pós-graduação do IMS e líder do grupo de pesquisa SEM , Paulo Henrique de Almeida Rodrigues.

Inscrições pelo site: https://doity.com.br/seminario-internacional-politicas-farmaceuticas-nos-brics-e-possiveis-propostas-de-acao-para-o-brasi

 Programação do evento:

16 de outubro de 2024

 Manhã – 9h às 12h – Mesa de abertura:

. Dra. Gulnar Azevedo – Magnífica Reitora da UERJ;

. Dra. Cristiani Vieira Machado – Vice-Presidente da Fiocruz;

. Dr. Mário Dal Poz – Diretor do Instituto de Medicina Social da UERJ;

. Dr. Paulo Henrique – Pesquisador e professor do Instituto de Medicina Social da UERJ e coordenador do Seminário;

. Dr. Eduardo Henrique de Arruda Santos – Chefe do Departamento de Política de Medicamento e Assistência Farmacêutica /ENSP/ Fiocruz.

Mesa 1: Os desafios da inovação no Sul Global e possibilidades de parceria Sul-Sul (BRICS?).

  • Dra. Aparna Srivastava, ex-responsável pelo Departamento de Comércio do Ministério do Comércio e Indústria da Índia (online);
  • Judit Rius Sanjuan – diretora do Department of Innovation, Access to Medicines & Health Technologies PAHO/WHO – (online);
  • Sergio Sosa-Estani – diretor da América Latina Drugs for Neglected Diseases initiative;
  • Evaristo Madime – CEO da Sociedade Moçambicana de Medicamentos.

Mediação: Dr. Jorge Bermudez – Pesquisador da ENSP e da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz.

Mesa 2: Políticas industriais farmacêuticas nos BRICS+: passado e presente.

  • Ricardo Nocera Pires – Divisão de Saúde Global do Ministério das Relações Exteriores;
  • Weiwei Xu (Leonardo Xu) – China Meheco Group Co.;
  • Dra. Cristina Lara Bastanzuri – Directora de Medicamentos y Tecnologías Médicas del Ministerio de Salud – Cuba. Mediação: Dr. Paulo Henrique Rodrigues – Pesquisador e professor do SEM/IMS/UERJ.

17 de outubro de 2024

Manhã – 9h às 12h

Mesa 3: A experiência brasileira e a articulação entre ciência, política industrial e formação de RH: onde estamos e para onde vamos?

  • Marco Aurelio de Carvalho Nascimento – coordenador executivo do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antônio Ivo de Carvalho (Fiocruz);
  • Eloan Pinheiro – consultora Independente;
  • Jorge Mendonça – diretor de Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
  • Marcus Soalheiro – Vice-presidente da Nortec Química.

Mediação: Dr. Jorge Costa – Assessor na Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fundação Oswaldo Cruz, professor e membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Mesa 4: Acesso aos medicamentos e interesses econômicos no Sul Global: caminhos possíveis.

  • Marco Krieger – vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz (online);
  • Juliana Veras – Médecins du Monde (online);
  • Fabíola Sulpino Vieira – Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada;
  • Varley Dias Sousa – Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Assessor;

Mediação: Dra. Daniela Moulin Maciel de Vasconcelos – Departamento de política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica-NAF/ENSP/Fiocruz  (NAF/Fiocruz), Analista de Gestão em Saúde. (Com informações da Assessoria da Labtest – 10.10.2024)

Anterio

Próximo