WGene SARS-CoV-2 RT-Detection da Wiener lab. foi usado no projeto Argentino Interinstitucional de Genômica SARS-CoV-2 (Projeto PAIS)

Diante do surgimento e da rápida disseminação do vírus SARS-CoV 2 pelo mundo, o principal desafio tem sido contar com métodos diagnósticos confiáveis para detectá-lo diante de uma demanda constante e crescente. A rápida identificação e isolamento dos indivíduos infectado são cruciais, uma vez que os sintomas e as descobertas radiológicas da COVID-19 são inespecíficos. Neste contexto, a confirmação da infecção por SARS-CoV-2 deve ser realizada o mais rápido possível.

Nas infecções respiratórias agudas em geral, o RT-PCR é utilizado rotineiramente para detectar microrganismos com genomas de RNA (ácido ribonucleico) a partir de secreções respiratórias. Essa robusta tecnologia tem servido para estabelecer novos testes diagnósticos diante dessa emergência na saúde pública mundial.

Em geral, o diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 (infecção aguda) é baseado em testes de detecção direta do genoma viral, especificamente amplificando regiões genômicas altamente conservadas do vírus a partir de amostras respiratórias. Entre os métodos moleculares de detecção do vírus, o RT-PCR é considerado o teste gold-standard para o diagnóstico de pessoas sintomáticas com suspeita de COVID-19.

A maioria dos testes comerciais disponíveis baseados em RT-PCR amplificam simultaneamente mais de uma região genômica do vírus, o que proporciona melhor sensibilidade e confiabilidade na detecção. Esses testes usam sequências de nucleotídeos deregiões altamenteconservadas do genoma viral, relacionadas a proteínas do núcleo capsídeo (geneN), RNA polimerase dependente de RNA (geneRdRp) e/ou do revestimento (geneE).

As mutações ou variações do genoma viral que podem ocorrer na região de ligação dos iniciadores desenvolvidos para a tecnologia RT-PCR podem influenciar no desempenho dos testes, exigindo das empresas um constante monitoramento de seus produtos frente as novas cepas.

O kit WGene SARS-CoV-2 RT-Detection Wiener lab. foi utilizado no projeto Argentino Interinstitucional de Genômica SARS-CoV-2 (Projeto PAIS) com objetivo de analisar a trajetória evolutiva das cepas de SARS-CoV-2 que circulam na Argentina,  estudar sua origem e dispersão no país, bem como analisar as mutações que podem afetar o diagnóstico, a transmissão e a virulência. A Wierner lab. é uma empresa associada à CBDL. A partir de amostras do SARS-CoV-2 sequenciadas no âmbito deste projeto, foi realizada uma avaliação do desempenho do kit na detecção das novas variantes emergentes do SARS-CoV-2 para garantir o desempenho correto do teste e o resultado foi que o kit WGene SARS-CoV-2 RT-Detection Wiener lab. permitiu a detecção de todas as amostras positivas para SARS-CoV-2 das variantes Alpha (B.1.1.7. Reino Unido), Gamma (P.1 Manaus), Epsilon (Linhagens B.1.427 e B.1.429 Califórnia), Zeta (Linhagem P.2 derivada da Linhagem B.1.1.28 Rio de Janeiro) e Lambda (Linhagem C.37 Andina) testadas.

Além das amostras coletadas por swab da nasofaringe, o WGene pode ser utilizado em amostras de saliva, permitindo expandir a capacidade de testes para pacientes sintomáticos e assintomáticos que estão fora dos centros hospitalares. A facilidade da coleta de saliva permite sua realização de maneira recorrente ou por pessoas com restrição para coleta de nasofaringe, principalmente os pacientes pediátricos.

Outra vantagem deste produto é que pode ser processado em qualquertermociclador disponível no mercado que dis­ponha de canal de detecção de fluorescência para FAM e YAK/JOE/VIC. O produto está em processo de registro na ANVISA e em breve estará disponível para comercialização. (Com informações da Wierner lab. – 30.08.21)

Anterio

Próximo