Binding Site quer disponibilizar Freelite® para pacientes do SUS

A diretoria da Binding Site Brasil, empresa associada à CBDL, está buscando meios de disponibilizar o Freelite® para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Recomendado pelo Grupo de Trabalho Internacional de Mieloma, o Freelite® é um exame de quantificação das cadeias leves livres Kappa/Lambda no soro, que auxilia no diagnóstico e no monitoramento de gamopatias monoclonais, como o Mieloma Múltiplo (MM).

Apesar de antigo, o MM é um tipo de câncer na medula óssea cujo diagnóstico costuma ser feito em uma fase muito tardia da evolução da doença. Isso porque os sintomas são, frequentemente, confundidos com os de outras doenças. Citado em mais de 3 mil publicações, o exame Freelite® auxilia nesse processo, contribuindo, assim, com um diagnóstico rápido e eficaz.

O primeiro registro do exame para uso no Brasil ocorreu em 2010. De lá para cá, diversas instituições renomadas passaram a utilizar o Freelite® na rotina. Entre elas: Hospital Albert Einstein, Hospital das Clínicas (USP), Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), Grupo Fleury Medicina e Saúde, Grupo Diagnósticos da América (DASA), Diagnósticos do Brasil (DB), Neurolife (RJ) e Instituto Nacional do Câncer (INCA-RJ).

Desde 2018, o exame Freelite® já está no rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Com isso, tem sido solicitado pelos médicos com o código utilizado para reembolso pelas operadoras de saúde (4.03.24.26-5). Então agora, a Binding Site trilha o caminho para fazer com que o SUS também possa disponibilizar o exame.

“O exame Freelite® tem contribuído imensamente com o diagnóstico precoce do Mieloma Múltiplo. Dá mais segurança para os médicos direcionarem o tratamento e mais qualidade de vida para o paciente. E esse é o nosso maior objetivo”, explica a diretora científica da Binding Site, Elyara Maria Soares. 

O início do caminho até o SUS

A ideia nasceu durante um webinar promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), com o tema “Tratamento do Mieloma Múltiplo no Sistema Público: Como vencer os desafios?”. O evento contou com a participação da deputada Silvia Cristina, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, além de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Saúde – RJ.

“Um ponto bastante discutido durante o webinar foi justamente a necessidade de antecipar o diagnóstico do Mieloma Múltiplo. Porque quando ele é feito tardiamente, as chances de oferecer uma boa qualidade de vida para o paciente são menores. E esse é exatamente o intuito da Binding Site: auxiliar o processo de diagnóstico para evitar um tratamento mais rigoroso”, comenta Fulvio Facco, diretor geral da Binding Site para a América Latina.

A necessidade tornou-se ainda mais urgente após a pandemia. Isso porque o medo da Covid-19 fez as pessoas deixarem de buscar médicos e de realizar exames. E, com isso, acabam chegando aos consultórios em um estágio mais avançado da doença porque ficaram em casa. 

“O nosso trabalho será contínuo nesse sentido. Sabemos que as relações governamentais são essenciais para defender no Legislativo as nossas causas que, na verdade, são as causas de todos os pacientes. É por eles que estamos nos posicionando desta forma. E conhecer os benefícios do Freelite® é o que nos motiva a encabeçar essa iniciativa”, afirma Facco. (Com informações da Binding Site – 30.08.21)

Anterio

Próximo