Vyttra Diagnósticos já está preparada para a produção de autotestes para Covid-19 no Brasil

Após a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a comercialização de autotestes para Covid-19 no Brasil no dia de hoje, a Vyttra Diagnósticos, empresa brasileira de fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos in vitro, e associada à CBDL, se prepara para atender à demanda pelo produto. A empresa já disponibilizou ao mercado nacional mais de 6 milhões de testes rápidos, sendo 1,5 milhão somente em janeiro de 2022 com o avanço da variante Omicron.

“Atualmente, já operamos em três turnos e contamos com uma capacidade produtiva de 500 mil testes rápidos por semana para Covid-19. O autoteste será a adequação desse produto. Logo, assim que o estudo de usabilidade for aprovado pela agência, prosseguiremos com seu registro e fabricação. Nossa expectativa é a de que ele chegue às gôndolas no prazo máximo de um mês”, destaca Rubens Freitas, CEO da Vyttra Diagnósticos.

De acordo com o executivo, o produto contará com diversas apresentações: embalagem com 1, 2, 5 e 10 unidades de autoteste. A caixa conterá dispositivo de teste, tubo com solução diluente, swab para coleta da amostra, base para apoio do tubo, saco de descarte e um guia rápido com o passo a passo para auxiliar o consumidor na realização do exame em casa.

Haverá ainda um vídeo com orientações para uso do produto e recomendações sobre o que deve ser feito a partir de cada resultado obtido. O vídeo poderá ser acessado via QR Code disponível na embalagem e no guia.

Sobre precificação, Rubens ressalta que as farmácias irão determinar o preço ao consumidor final. “Acreditamos que o autoteste terá um preço mais baixo que os atuais testes disponíveis nas farmácias, uma vez que não há o envolvimento de um profissional de saúde durante o processo”, diz.

A depender da demanda pelo produto, está nos planos da companhia ampliar o seu parque fabril com máquinas automatizadas e/ ou disponibilizar produtos importados ao mercado. “Contamos com um know-how de mais de 30 anos no segmento e, nesse momento em que o País precisa do apoio da indústria para frear a contaminação e auxiliar na adoção de protocolos, estamos trabalhando para continuar a entrega, seja dos testes rápidos ou dos autotestes, com excelência”, finaliza. (Com informações da Bowler – assessoria de imprensa da Vyttra – 31.01.22)

Anterio

Próximo

1 Comentário

  1. Moisés

    Comprei o auto exame hoje e quero saber c já está liberado para vender