Toxoplasmose Congênita, assintomática em recém-nascidos, se não diagnosticada por Teste do Pezinho pode causar sequelas graves

A toxoplasmose congênita é uma doença infecciosa resultante de transmissão do parasita Toxoplasma gondii de uma mãe infectada quando este ultrapassa a barreira placentária chegando ao feto. 

O acometimento fetal é maior no primeiro trimestre da gestação, com mais risco de infecção nos trimestres subsequentes. As formas subclínicas cursam com comprometimento neurológico e ocular já verificadas ao nascimento, que traduzidas às práticas clínicas, o acompanhamento pré-natal já na primeira consulta é indicado para reduzir os danos fetais com o início da doença muitos meses antes do nascimento provocando más formações congênitas.

Cerca de 70% dos recém-nascidos com infecção congênita são assintomáticos ao nascimento e, aproximadamente 10% do total de crianças acometidas têm manifestações graves nos primeiros dias de vida, apresentando-se com doença multissistêmica ou com acometimento do sistema nervoso, associado ou não à forma ocular.

A doença congênita com manifestação predominantemente neurológica apresenta-se com coriorretinite, hidrocefalia, meningoencefalite, calcificações cranianas, convulsões anemia, icterícia. As manifestações menos frequentes são: febre, esplenomegalia, linfoadenomegalia, hepatomegalia, microcefalia, vômitos, diarreia, catarata, eosinofilia, diátese hemorrágica, hipotermia, glaucoma, atrofia óptica, microftalmia e pneumonia.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais durante o pré-natal utilizando pesquisa de IgM para toxoplasmose solicitado logo na primeira consulta.

A inclusão da triagem da toxoplasmose no Teste do Pezinho permite a detecção precoce de recém-nascidos sintomáticos e/ou assintomáticos com exames laboratoriais de rastreamento e confirmatórios de infecção pelo Toxoplasma gondii.  A triagem neonatal é mais uma estratégia para analisar casos de toxoplasmose congênita não detectada no acompanhamento Pré-natal.

“Embora a maioria das crianças infectadas seja assintomática ao nascer, se não tratadas adequadamente, desenvolvem sequelas na infância ou na vida adulta. Os benefícios do tratamento estão mais relacionados à surdez que às manifestações oculares. Podem ocorrer também mais microcefalia e de calcificações cerebrais”, comentou a biomédica e consultora clínica da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Dra. Eliane Santos. (Com informações da Oficina de Mídia – assessoria de imprensa da SBTEIM – 14.03.22)

Anterio

Próximo

4 Comentários

  1. Henrique Cássio Benelli

    Minha esposa deu IGg positivo e Igm Negativo na gestação, agora nossa menina nasceu e deu alteração no teste do pezinho, para toxoplasmose, porque será?

    • Luana

      Oiê Henrique tem que levar o resultado do exame pra um pediatra aí sim lá vai ser explicado certo. Eu tenho um bebê de 11 meses e ele pegou IgG para toxoplasmose.. faço acompanhamento aqui na minha cidade pela rede do SUS com pediatra e infectologista. Graças a Deus ele correspondeu bem o acompanhamento não teve nada , ocorreu tudo bem. Estou perto de receber alta estou nos últimos exames. Em fim Deus abençoe sua família e da um cheiro na sua filha. ❤️

    • Amanda C. G. S. Valente

      Oi Henrique! Tudo bem?
      Então, o IGg é um anticorpo que é produzido pelo corpo desde o primeiro contato com o microorganismo, por isso ele também é chamado de “anticorpo de memória”. O IGm é um anticorpo produzido por resposta infecciosa, atuando quando o microorganismo está ativo.
      Sua esposa provavelmente já passou por uma infecção de toxoplasma e já se curou, o que justifica que ela tenha a memória imunológica (IGg) para esse organismo e ele não está ativo (IGm). De alguma forma (por cura da infecção sem uso de medicamento antiparasitário) o microorganismo ficou dormente no corpo da sua esposa e acabou passando pela barreira placentária e atingindo sua filha. Agora a questão é realizar os exames de rotina nela, aderir ao tratamento que ela necessitar que ela vai ter uma vida muito boa com vocês! Desejo tudo de bom para vocês!

    • Karine

      Achei importante ver esses comentários. Estou no mesmo caso . Hj repetimos o teste na minha bebê. Ela tem 22 dias. Faço acompanhamento pelo sus. No meu teste tbm foi negativo. Mesma coisa. Estou apreensiva mas os comentários me deixaram um pouco mais tranquila