Testes rápidos para detecção de HIV ainda encontram resistência

Dados da Unaids, programa da ONU para o combate do vírus do HIV/AIDS, apontam que o Brasil teve uma alta nos índices de novas infecções pelo vírus nos últimos oito anos. 

A tecnologia dos testes rápidos em farmácias avança a passos largos no combate da epidemia, mas ainda encontra dificuldades na aceitação por parte do público. 

“Ainda existe muito estigma e preconceito com relação ao HIV, sendo essas as principais barreiras que dificultam a redução das novas infecções. É preciso entender que todos nós estamos sujeitos a contrair o vírus e, por isso, todos devem realizar o exame periodicamente. Precisamos falar mais sobre o assunto com nossa família e amigos”, declarou o médico e infectologista Bernardo Almeida, coordenador clínico da Hi Technologies, startup que desenvolveu o Hilab, laboratório portátil presente em algumas drogarias do país.

Pelo Hilab é possível realizar um exame de sangue para a detecção do vírus do HIV em apenas 15 minutos. Com somente uma gota de sangue na cápsula do Hilab, o dispositivo envia, pela internet, a amostra para a análise de biomédicos em tempo real. 

“O diagnóstico rápido é fundamental no caso do HIV para acelerar o tratamento e reduzir a transmissão do vírus, por isso queremos que a população tenha fácil acesso a esses exames”, finalizou o infectologista. (Com informações da Saúde Business – 8.1.20)

Anterio

Próximo

2 Comentários

  1. Marcio Lacerda

    Me desculpem pelo artigo, mas achei muito fraco.
    Não vi nenhuma análise ou pesquisa em relação ao estigma da população sobre o teste….nem nesmo dados estatísticos sobre o desempenho deste tipo de teste…
    Vi somente uma promoção de uma empresa….
    Deveriam ser mais criteriosos com seus artigos….

    • Oficina de Mídia

      Prezado Márcio, nesse caso não se trata de um artigo e sim, de uma matéria extraída do Portal Saúde Business.
      Nossos artigos são bem criteriosos.
      As matérias ou notas são pinçadas de agências ou redigidas pelos nossos jornalistas.
      Esta matéria, em particular, veio do Saúde Business.