Testes de anticorpos neutralizantes já podem ser encontrados nas unidades do Grupo Sabin

O Grupo Sabin anuncia que já está realizando o teste para detecção de anticorpos neutralizantes, exame aprovado pela Anvisa. O exame é reconhecido como um avanço nas pesquisas de testes rápidos e deve ser realizado a partir do décimo dia dos sintomas da Covid 19, e também em pacientes que já tomaram a segunda dose da vacina. O teste é feito por coleta de amostra de sangue.

“Este teste informa se o paciente já teve algum contato com o coronavírus e se ele desenvolveu uma resposta imunológica ao SARS-CoV-2. Mas, é  importante esclarecer que este exame não analisa a presença do vírus no paciente como nos testes padrões, o RT-PCR e o sorológico. Ele indica a quantidade e a qualidade da resposta do organismo para se defender contra o Sars-Cov-2”, comentou o diretor técnico do Grupo Sabin, Dr. Rafael Jácomo. Ainda de acordo com Jácomo, esses indicativos nos permitem entender com mais precisão a reação do organismo que teve contato com o SARS-CoV-2. Além disso, não há como identificar o tempo em que essa resposta ficará ativa no indivíduo. 

O teste anticorpos neutralizantes não requer pedido médico, nem jejum ou preparo especial, e o resultado fica pronto em até quatro dias. Pelo kit é possível saber o percentual de inibição do vírus ao teste de neutralização viral (Se o resultado for menor que 20%, significa que não foi detectado anticorpos no organismo. Se superar os 30%, há presença de anticorpos neutralizantes).

“É fundamental destacar ainda que os resultados do teste não são indicação de imunidade ao vírus. Por isso, é imprescindível que as medidas de distanciamento físico se mantenham, além do uso de máscaras de proteção e álcool em gel. Ou seja, não estamos no momento de abrir mão da proteção contra a Covid 19”, frisou o médico do Sabin.

No Grupo Sabin, este teste pode ser realizado em drive-thru, nas unidades de testagem ou em casa, por coleta domiciliar. (Com informações da Labor News – 26.05.21)

Anterio

Próximo