O câncer colorretal está na lista dos três tipos de câncer mais comuns no mundo (1,8 milhão de casos) e está na vice-liderança dos mais letais com 862 mil mortes por ano.
No Brasil, são estimados mais de 17 mil casos novos de câncer de cólon e reto em homens e 18 mil em mulheres para cada biênio, de acordo com números do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Este tipo de neoplasia é o segundo com maior frequência na região Sudeste (23,29/100 mil) e o terceiro na região Sul (22,17/100 mil) e Centro-Oeste (19,95/100 mil) em homens. Os índices não são diferentes nas mulheres: região Sudeste (23,86/100 mil) e Sul (22,92/100 mil). Nas outras regiões como Centro-Oeste, Nordeste e Norte, o câncer colorretal é o terceiro mais frequente.
Porém, se o mal tiver um diagnóstico precoce, é possível que os tratamentos sejam mais eficazes e com menos morbidade.
A empresa ECO Diagnóstica conta com um kit para detecção e quantificação de hemoglobina (Hb) em amostras fecais: o ECO F FOB. Trata-se de um teste de imunoensaio fluorescente altamente sensível e com procedimento fácil e rápido – em cinco minutos o teste pode quantificar o nível de Hb humana em amostras de fezes.
Nos casos de câncer colorretal, este rastreamento permite que os pólipos sejam identificados e extraídos antes mesmo do desenvolvimento da doença. (Com informações do Labnetwork – 30.1.19)