Teste genético permite diagnóstico precoce de câncer de pele

O Dezembro Laranja é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a prevenção ao câncer de pele.

De acordo com números do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos tumores malignos são relativos ao câncer de pele. São detectados 180 mil casos ao ano deste tipo de neoplasia.

Há dois tipos de câncer de pele: melanoma e o não melanoma. O melanona surge na pele ou nas mucosas em forma de manchas, pintas ou sinais. Já o não melanona, há dois subtipos, o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide, e as chances de cura são bem maiores, desde que seja diagnosticado de modo precoce.

Para prevenir o mal, o teste genético é um grande aliado. “Ao realizar um teste genético, é possível identificar se existe uma mutação dos genes associados a este tipo de câncer. Ao verificar esta alteração e a existência do risco, pode-se estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população normal”, esclarece o médico imunologista e geneticista, da Genomika Diagnósticos, João Bosco Oliveira.

O exame pode avaliar 145 genes ligados a vários tipos de câncer como os de próstata, de mama, de pele, de intestino, endométrio, entre outros. Pelos resultados, é possível planejar qual a melhor forma de prevenção.

No teste genético é coletado, por plasma sanguíneo ou saliva, o sequenciamento genético. Logo em seguida, o teste é processado em laboratório, onde é extraído o DNA nas células.

Os testes de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. (Com informações do Labnetwork – 18.12.19)

Anterio

Próximo