Teste brasileiro por saliva pode ser feito em 1 milhão de pessoas por dia

Um teste molecular que é capaz de identificar o material genético do Covid-19 foi desenvolvido pelo laboratório Mendelics, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

O exame, que foi nomeado de #PareCovid, pode ser realizado em grande escala (1 milhão de testes por dia) para detectar a presença do novo coronavírus. A novidade utiliza reagentes e aparelhos que estão disponíveis no mercado. Ao contrário dos outros testes, o #PareCovid usa a saliva coletada pelo próprio paciente, inserida em um tudo esterilizado.

“Esse modelo nos permite realizar os testes sem os insumos que estão em falta. Até agora, todos os exames eram feitos com a haste flexível nasal, colocado em um líquido conservante. Há uma falência completa da cadeia desses suprimentos, o que limita a realização de amostras em escala”, comentou o presidente da Mendelics, David Schlesinger.

O #PareCovid, que ainda está em fase piloto, foi estimado por um custo de 95 reais.

“O país vive um momento da pandemia em que ou conseguimos mapeá-la ou não conseguiremos ter um impacto na inclinação da curva. O momento é crítico. Precisamos saber onde o vírus está para proteger a população e isso só vai funcionar se fizermos milhões de testes e não milhares”, afirma Luiz Reis, diretor de ensino e pesquisa do Sírio-Libanês. (Com informações do Labnetwork – 16.06.20)

Anterio

Próximo