Solução inovadora em sequenciamento genômico auxilia na identificação de variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais

Uma variante do vírus SARS-CoV-2 foi descoberta por pesquisadores da Rede Vírus MCTI de Minas Gerais, uma das unidades de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A identificação da mutação classificada como Ômicron (BA.2 – 21L) aconteceu neste mês e contou com apoio de uma solução em sequenciamento genômico da QIAGEN, multinacional alemã, especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares e associada à CBDL.

A variante foi detectada em uma amostra de um paciente infectado por SARS-CoV-2 da cidade de Belo Oriente, no interior do estado. O kit QIAseq FX DNA Library Prep kit foi utilizado pelos pesquisadores da Rede Vírus, que trabalham em parceria com a empresa alemã na validação de sequenciamentos de nova geração. 

“O kit para sequenciamento de SARS-CoV-2 tem um fluxo de trabalho otimizado, o que é ideal para este momento de crise sanitária em que precisamos de um resultado rápido e confiável para fins epidemiológicos. Uma das vantagens é que ele também pode ser utilizado para outras aplicações, como sequenciamento de genes de resistência microbiana e de outros vírus como HIV, Zika, Dengue e Chikungunya”, destaca Danielle Ferreira, Ph.D. em Microbiologia pela USP e gerente regional de marketing Life Sciences da QIAGEN.

Os equipamentos que realizam o sequenciamento necessitam que as amostras sejam preparadas previamente, para que tenham compatibilidade com a plataforma em que serão sequenciadas. O kit da QIAGEN seleciona apenas o material genético viral presente na amostra e realiza o preparo por meio de reações moleculares.

As ações de monitoramento são fundamentais para estudos das taxas de transmissibilidade, identificação de novas regiões focais, eficácia das vacinas e padrões de disseminação. De acordo com os pesquisadores, a variante descoberta em Minas Gerais é muito similar à Ômicron, com alta transmissibilidade.

Além da parceria com a Rede Vírus MCTI, a QIAGEN também atua globalmente no monitoramento. O mesmo kit ajudou a identificar uma variante na Jordânia, além de colaborar em estudos sobre a eficácia das vacinas. A companhia alemã também atua junto a instituições que utilizam outras tecnologias, além do sequenciamento de nova geração, para detecção de variantes, como por exemplo: PCR em tempo real e PCR digital. (Com informações da AtitudeCom – assessoria de imprensa da Qiagen – 03.03.22)

Anterio

Próximo