Seegene e Microsoft se juntam num ambicioso programa para livrar o mundo de doenças

Um projeto para incentivar equipes científicas a desenvolverem diagnóstico molecular para todas as doenças que se constituem em problema de saúde pública ao redor do mundo acaba de receber a participação da Microsoft, que se aliou à Seegene, segundo anúncio conjunto feito em Londres.

A Seegene, empresa coreana que durante a recente pandemia distribuiu 340 milhões de testes para diagnóstico da COVID para cerca de 100 países, lançou o projeto no final do ano passado. O projeto se justifica pelo recente desenvolvimento de tecnologias exclusivas de PCR quantitativo sindrômico, que podem levar à produção de testes de resultado rápido e de baixo custo para diagnosticar as principais doenças que são consideradas problema de Saúde Pública ao redor do mundo.

O contrato de colaboração entre as duas empresas foi assinado pela gerente geral de saúde global e ciências biológicas da Microsoft, Elena Bonfiglioli e pelo CEO e fundador da Seegene, Jong-Yoon Chun.

Com bolsas de até 600 mil dólares para cada uma das 15 equipes, universidades ou empresas científicas selecionadas, o programa prevê que a Seegene compartilhe suas tecnologias exclusivas com empresas líderes em todo o mundo, para impulsionar a inovação intersetorial em diagnósticos moleculares. O objetivo final é formar um consórcio global com soluções que capacitarão os países a enfrentarem futuras pandemias e a buscarem construir coletivamente ‘Um Mundo Livre de Todas as Doenças’, slogan do programa.

Para o diretor da ‘Seegene Brazil’, Guilherme Ambar, o que tornou viável um projeto tão ambicioso foi o grande avanço tecnológico decorrente do desafio representado pela pandemia de COVID que levou, entre outras inovações, às tecnologias de PCR sindrômico da Seegene, que testa simultaneamente 14 patógenos que causam sintomas semelhantes em uma única amostra”.

Ainda segundo Guilherme Ambar, com testes baratos e que propiciem resultado rápido identificando o agente causador da doença, os governos poderão mensurar exatamente o nível de contaminação de cada doença em determinada área, o que é vital para o combate eficaz de males que afetam a humanidade como malária, dengue, influenza, a própria COVID e, consequentemente evitar futuras pandemias.

Para alcançar o objetivo almejado, o Sistema de Desenvolvimento Digitalizado da Seegene (SGDDS) integrará os serviços da Microsoft Azure, incluindo o Azure Open AI Service, que será usado pela Seegene para lidar com o panorama de interação e análise de dados para pesquisadores que lidam com dados extensos gerados pelo SGDDS.

Para capacitar os pesquisadores a desenvolverem os ensaios de PCR quantitativo sindrômico em todos os campos, foi lançado em setembro de 2023 o programa em parceria com a Springer Nature, que edita algumas das principais revistas científicas do mundo, programa esse que passa agora a contar com a participação da Microsoft. (Com informações da DOC Press – 08.03.24)

 

 

Anterio

Próximo